Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

EnviroGrid é facilmente instalado e já está disponível no mercado

O desperdício de energia elétrica não é apenas um problema para o bolso – é também um problema para o planeta. A queima de combustíveis fósseis, e sua consequente liberação de gases do efeito estufa, a construção de hidrelétricas e as emissões de CO2 associadas a descomposição da vegetação das vastas áreas alagadas, bem como os riscos associados as atividades de usinas nucleares como os acidentes de Chernobil ou Fukushima, são alguns dos exemplos de impactos sobre o meio ambiente relacionados à geração de energia.

Pensando nisso, pesquisadores da empresa Regen Energy desenvolveram o EnviroGrid, um aparelho que, ligado ao sistema elétrico, gerencia os gastos com eletricidade. O produto ajuda a distribuir a energia elétrica de maneira inteligente, sem que o sistema elétrico chegue ao seu limite desnecessariamente.

Isso se dá pela coleta de dados sobre a demanda de energia feita pelos aparelhos, que enviam suas informações para um programa de computador através de uma conexão sem fio. A partir daí, é criado um sistema que otimiza a distribuição de eletricidade.

A criação dessa tecnologia foi inspirada no que os pesquisadores chamam de “swarm logic”, que é a maneira como as abelhas se comunicam e coordenam suas atividades através de regras simples. A empresa afirma que o produto pode proporcionar uma economia entre 5% e 10%. Mais um exemplo do uso da biomimética a ajudar o homem a viver de maneira mais sustentável.

Para saber mais sobre o EnviroGrid, assista ao vídeo abaixo:

Mas se o uso do EnviroGrid ainda pode não ser uma realidade no seu dia a dia, há uma série de iniciativas individuais, pequenos hábitos que podem fazer com que muita energia seja poupada.
Confira aqui uma série de práticas que irão garantir a redução do valor de sua conta de energia e os efeitos de seu consumo sobre o meio ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais