Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A empresa automotiva está desenvolvendo dispositivos que alertam motoristas e pedestres sobre possível colisão

Uma tecnologia para impedir atropelamentos foi desenvolvida pela montadora japonesa Honda. A divulgação foi feita com um vídeo demonstrativo no site da própria empresa. O sistema utiliza os smartphones dos pedestres para medir sua velocidade e o seu posicionamento, usando serviços já presentes nos celulares, como o GPS. Um computador interno no carro executa as mesmas funções de mapeamento e movimentação. O serviço foi desenvolvido com base em uma tecnologia já usada para prevenir acidentes entre carros.

O sistema do carro analisa o comportamento de pessoas e carros em tempo real, e quando um possível choque é projetado, um aviso é enviado para o pedestre e outro, para o motorista. O sistema é sensível à atividade que o usuário está fazendo com o telefone – caso este esteja conversando com alguém, enviando mensagens de texto ou escutando música, o motorista ficará ciente de que o pedestre pode não estar prestando muita atenção no trânsito.

O aviso que o motorista recebe consiste em uma mensagem que pisca em uma pequena tela dentro do carro e, para o caminhante, é enviada uma mensagem de atenção que pisca na tela do smartphone com o barulho de um caminhão brecando.

O desenvolvimento desse tipo de tecnologia está ligado a um incentivo do Departamento de Trânsito dos Estados Unidos para melhorar a segurança. A Honda tem planos para desenvolver uma tecnologia para prevenir acidentes envolvendo motos e carros, e a General Motors está desenvolvendo serviços de segurança de pedestre similares.

O único porém é que o celular também acaba distraindo pedestres e condutores de veículos. Um alerta no celular, em vez de ser um modo de avisar os envolvidos sobre os riscos, pode, por outro lado, distraí-los, colocando-os em um risco que não existia.

Veja também:
KAIST Armadillo-T: o carro que se encolhe, como o tatu
Ônibus futurista recicla água


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais