Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aparelho fornece indicações de caminhos, que vão dos mais pacíficos aos mais cativantes. Ele ainda está em fase de testes

Um dispositivo que ajuda a descobrir rotas mais seguras e agradáveis para andar de bicicleta foi desenvolvido por cientistas e engenheiros nos Estados Unidos (EUA). Os três fundadores do projeto Hammerhead Navigation conceberam um aparelho que ajuda os ciclistas a encontrarem caminhos com menos carros, roteiros de viagens mais pacíficos ou simplesmente passeios interessantes para serem compartilhados em troca do recebimento de indicações igualmente atraentes.

O instrumento usa sinais sutis de luz para indicar onde o ciclista deve virar e para não distraí-lo enquanto estiver pedalando. Também é possível customizar a intensidade de luz do aparelho pare economizar energia. No momento, o produto se encontra em fase “beta” de desenvolvimento, mas já está pronto para ser testado – a partir do retorno dos primeiros usuários sobre a experiência de pedalar com o aparelho, será montado o modelo final do Hammerhead. Os projetistas, atualmente, estão levantando dinheiro através de crowdfunding para levar a proposta de navegação adiante. O custo do aparelho na fase atual é de US$ 75.

Como funciona

O instrumento é fixado no guidão da bicicleta e usa luzes LED para indicar a direção das curvas a serem feitas, inclusive retornos na estrada na forma “U”. As rotas são gravadas em um banco de dados e usuários podem recomendar mudanças e caminhos novos na comparação com os itinerários mais usados. O feedback dos ciclistas deve fazer com que o aparelho fique mais “inteligente” nas suas sugestões e na diversidade de trajetos. As informações de localização são extraídas do GPS dos smartphones de quem estiver pedalando e, para usar os recursos de bluetooth, será necessário possuir celulares novos, como o iPhone 4S (ou mais recente) ou as novas versões dos aparelhos que usam o sistema Android.

Saiba mais e apoiar a novidade.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais