Solar Impulse 2 tem mais de 17 mil células fotovoltaicas
O avião Solar Impulse 2 (Si2), movido exclusivamente por energia solar, retornou à sua volta ao mundo no dia 29 de junho após uma pausa inesperada ocorrida por causa do mau tempo. O próximo desafio é ir do Japão até o Havaí.
A equipe do projeto já ultrapassou o ponto de “não retorno” e afirmou que o Si2 está em direção ao Havaí, após cerca de dez horas de testes para que nada desse errado.
Em Nagoya, no Japão, a aeronave passou por reparos após ser danificada. A partida para o Havaí estava marcada para a semana anterior, mas foi adiada devido ao tempo ruim para o voo.
O voo deve durar cerca de 120 horas e será movido, como em toda a trajetória até então, apenas por energia solar, algo nunca realizado antes.
Em 12 etapas, os pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard se alternam pra guiar o avião em sua volta ao mundo (enquanto um viaja no veículo solar, outro espera o companheiro no destino). O veículo é impulsionado por mais de 17 mil células fotovoltaicas.
A viagem teve início em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em março de 2015. Desde então, o avião cruzou o Mar Arábico até chegar à Índia e depois seguiu para Myanmar e para a China.
Após chegar ao Havaí, o Si2 seguirá para os EUA. Na sequência, deve partir para o sul da Europa ou para o norte da África, dependendo das condições climáticas. De lá, retornará ao ponto inicial da viagem.
O avião solar não é muito rápido – alcança velocidades que variam entre 50 km/h e 100 km/h. As asas têm 72 metros de envergadura e o peso é de 2,3 toneladas (equivalente ao de um carro utilitário).
Para ter mais informações sobre o projeto, confira as matérias abaixo e o site oficial.
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