Empresa canadense desenvolve sistemas de hidroponia giratórios que permitem o cultivo simultâneo de várias plantas
Um sistema de hidroponia projetado para cultivar várias plantas ao mesmo tempo e em um espaço limitado é uma opção interessante para implementar cultivos de alimentos no ambiente urbano ou em locais com condições climáticas desfavoráveis. É disso que se trata o Omega Garden, uma espécie de estufa giratória desenvolvida por uma empresa canadense e disponível em vários tamanhos.
O aparelho é simples e promete ser eficiente no cultivo controlado de plantas hidropônicas, facilitando também a implementação de cultivos orgânicos. O Omega Garden é rotativo, o que estimula o crescimento máximo de alimentos de alta qualidade. Segundo a fabricante, o sistema garante produtos nutritivos e saudáveis durante todo o ano e é uma opção para garantir o fornecimento de vegetais mesmo em estações de clima frio ou seco.
O Omega Garden valoriza a segurança, eliminando qualquer necessidade de pesticidas ou herbicidas. Existem vários tamanhos comercializados, como o Volksgarden Single Supra, o Double Supra e há até uma espécie de fazenda urbana, em que vários módulos da estufa são instalados em um contêiner.
O modelo mais simples é feito para famílias, tem capacidade para 80 plantas ao mesmo tempo e é uma opção para incluir a jardinagem dentro de casa. O Double Supra empilha dois modelos simples um sobre o outro para quem deseja cultivar até 160 plantas de uma vez. Já a fazenda urbana contém 120 módulos simples, o que deve garantir uma produção suficiente para viabilizar uma verdadeira horta comercial.
Veja também:
- Estudantes desenvolvem tecido sustentável usando plantas marinhas
- Banco que absorve mais poluição do que pequena floresta é instalado em Londres
- Bioplásticos: tipos de biopolímeros e aplicações
- Goodyear apresenta pneu que ajuda a despoluir o ar
- Usina na Califórnia converte lixo em hidrogênio ecológico e barato
- Cientistas brasileiros desenvolvem aplicativo para diagnóstico da Covid-19