Bilhões de pessoas no mundo ainda carecem de instalações seguras de água potável, saneamento e lavagem das mãos, segundo relatório
A UNESCO apresenta na próxima terça-feira (27), no Rio de Janeiro, o relatório 2018 sobre o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustável (ODS) de nº 6, sobre água e saneamento. Pesquisa será discutida em painel do Rio Water Week, de 12h30 às 13h, no Rio Centro, zona oeste da capital fluminense. O Resumo Executivo e os Destaques do relatório foram traduzidos para o português e impressos pela UNESCO no Brasil para distribuição no evento.
Segundo o documento, bilhões de pessoas no mundo ainda carecem de instalações seguras de água potável, saneamento e lavagem das mãos. Os ecossistemas e as fontes de água estão se tornando mais poluídos, e o financiamento para serviços de água e saneamento é insuficiente. Outros problemas apontados pela pesquisa são a fragilidade e a fragmentação das estruturas de governança.
O relatório se baseia nos dados mais recentes disponíveis para os 11 indicadores globais do ODS 6. A pesquisa analisa o progresso global alcançado rumo a esse Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, além de abordar a relação dessa meta com outros ODS.
O levantamento foi produzido pela ONU Água, um organismo de aconselhamento técnico com mais de 30 departamentos, agências e secretariados de convenções das Nações Unidas que atuam na área de água e saneamento.
A publicação traz ainda informações sobre como os países podem se planejar e agir para que ninguém seja deixado para trás no processo de implementação da Agenda 2030 da ONU, formada pelos 17 ODS e suas 169 metas.
Baixe o relatório original clicando aqui (em inglês).
Veja também:
- Doenças ligadas à falta de saneamento geram custo de R$ 100 mi ao SUS
- No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto
- Serviços adequados de água e saneamento são a melhor resposta para o zika, afirmam especialistas da ONU
- Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício
- Água da chuva é potável?
- Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna