O programa Phoenix da agência americana DARPA pretende reaproveitar o lixo espacial que orbita nosso planeta
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) lançou recentemente o projeto Phoenix, que visa desenvolver reciclagem espacial.
O programa, que antes parecia ter realização possível apenas num futuro distante, ganhou novos investimentos. U$ 2,5 milhões foram doados por um investidor da Califórnia para bancar os gastos com pesquisas de hardware para o satélite coletor.
A DARPA estima que haja cerca de U$ 300 bilhões em equipamentos inoperantes que orbitam em volta da Terra atualmente. Apesar disso, os satélites não são necessariamente inúteis, pois uma pequena falha em um único componente pode ser o suficiente para tirar a função inicial do equipamento.
A agência realizou uma conferência sobre o projeto com representantes da indústria com o objetivo de estimular empresas privadas a apoiarem o programa. A DARPA estima que fabricantes de satélites comerciais desenvolvam um modelo que tenha suas peças reaproveitadas pelo satélite coletor, na amostra que está agendada para 2015.