Saiba como lavar roupas de maneira mais sustentável na máquina
A eCycle pesquisou algumas dicas de como lavar roupas com menos impactos e desperdícios. Existem várias maneiras de colocar as tarefas domésticas em dia sem prejudicar a natureza. Aqui, vamos priorizar escolhas que também não vão pesar no bolso.
Eficiência da máquina de lavar
O ideal é usar o sabão em pó que tenha menos fosfato em sua composição e preferir aqueles em que a matéria-prima seja natural. Por exemplo: em vez de glicerina, é mais aconselhável usar óleo de coco. Fuja dos produtos com cloro e agentes branqueadores – ;eles costumam ser mais nocivos ao meio ambiente.
Certifique-se de lavar suas roupas apenas quando há muitas peças sujas, o suficiente para encher a capacidade máxima do tambor. O uso frequente prejudica a vida útil da máquina e pequenas lavagens gastam sabão e água sem necessidade. Vamos lembrar que a produção de uma máquina de lavar emite CO2. Portanto, quanto mais conservarmos nosso aparelho doméstico, melhor para o planeta.
Água quente
Use água quente apenas em lavagens que realmente seja necessário, como é o caso das toalhas, lençóis e roupas íntimas. A temperatura elevada é bactericida, mas não é preciso usar esse recurso em roupas do cotidiano. Por sinal, a água quente costuma encolher as peças de roupa e reduzir o tempo útil das mesmas.
Molho
Se as roupas estão muito encardidas, o interessante é deixá-las de molho por algumas horas antes da lavagem. Assim, a sujeira se desprende e sai mais fácil com apenas uma lavagem. Essa prática também dispensa o uso de alvejantes e economiza na lista de compras.
Secar só no varal
As roupas que secam naturalmente são mais saudáveis e ecológicas. O sol e a ventilação são agentes bactericidas e desodorizantes, deixando os tecidos menos propensos aos ácaros e cheirando melhor. ;As máquinas de secagem devem ser evitadas. ;Se não há varal ou lugar para pendurar as roupas, experimente usar cabides ou cavalos de roupa e deixe as peças próximas a uma janela. É preciso corrente de ar senão as peças ficam mal cheirosas.
Para o bom funcionamento da máquina de lavar é interessante programá-la para centrifugar apenas com água e meio copo de vinagre, uma vez ao mês, isso ajuda a remover o excesso de sabão e gorduras, garantindo o bom desempenho do aparelho e evitando entupimentos no cano de vazão da água suja. Confira também nosso Guia do sabão e veja como escolher melhor seus produtos.