Ideia partiu do questionamento a respeito de procedência de itens do dia-a-dia
Cosméticos convencionais podem trazer diversos problemas para a pele humana por conterem uma série de substância nocivas, além de também prejudicarem o meio ambiente (veja mais aqui). Mas há alternativas.
Em 2010, nasceu a Sachi, uma marca brasileira que tem a proposta de criar cosméticos artesanais e naturais. A iniciativa surgiu quando Sachimi Garcia dos Santos (a criadora da marca) começou a se perguntar sobre a procedência dos sabonetes, cremes, e loções que usava diariamente.
Ela relata, em seu blog pessoal, que ficou assustada quando percebeu que a maior parte da indústria da beleza faz uso de parabenos em quase todos os produtos que têm uma consistência cremosa, e até mesmo em alguns tipos de sabonetes – essas substâncias são apontadas como causadoras de doenças como o câncer e alergias.
Como a pele é um enorme órgão com incontáveis poros, absorvemos o que entra em contato com ela, caso as moléculas sejam pequenas o suficiente. Uma vez que conseguiu entrar pelos poros, a substância é penetra diretamente no organismo via fluxo sanguíneo e é distribuída pelo corpo, tendo efeito mais rápido que a ingestão de alimentos.
Desse modo, para evitar que químicos que podem prejudicar nosso corpo entrem em contato frequente com a nossa pele por meio de cosméticos, a Sachi segue a política de fabricar a mão todos os seus produtos, a partir de matéria-prima natural, sem uso de conservantes. A base para a fabricação dos cosméticos conta com óleos vegetais e aditivos naturais. Para completar, os sabonetes são embrulhados em papel japonês que permite que o produto seja mais arejado.
“Tenho consciência da dificuldade de se produzir em escala industrial produtos 100% naturais e por preços acessíveis, mas essa iniciativa visa colocar na nossa vida diária um pouquinho do que a natureza realmente pode fazer por nós de bom”, relata Sachimi, no site oficial da marca.
Para conhecer os sabonetes, perfumes de ambiente e óleos essenciais e comprá-los, clique aqui.