Centro comercial vende apenas itens reutilizados, convidando os usuários a repensarem suas formas de consumo
A Suécia inaugurou o primeiro centro comercial do mundo dedicado apenas à venda de produtos reciclados, o ReTuna Återbruksgalleria, que vem fazendo sucesso na cidade de Eskilstuna, a cerca de 100 km de Estocolmo. Desde 2015, o shopping recebe doações de objetos, roupas e eletrônicos que as pessoas iam jogar fora e os encaminha para reparo ou reutilização e posterior venda.
O espaço possui 5 mil metros quadrados e conta com 14 lojas. Ali são comercializadas roupas, móveis para decoração, utensílios domésticos, eletrônicos remodelados, artigos esportivos e de vestuário. Há ainda um restaurante orgânico e um centro de conferências.
A Suécia é um dos grandes recicladores do mundo: cerca de 99% do lixo residencial é reutilizado – metade dele é transformado em energia e a outra parte reciclado. O shopping de objetos reciclados é uma ideia inovadora e que chama atenção para uma nova forma de consumo. Em 2016, o ReTuna vendeu 8,1 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,1 milhões) em itens reciclados, além de já ter criado 50 novos empregos.
Veja também:
- Você sabe o que é reciclagem? E como ela surgiu?
- Saiba onde descartar seus resíduos
- Entenda os processos por trás da reciclagem de equipamentos eletrônicos
- América Latina e Caribe despejam 30% de seu lixo em locais inadequados, segundo ONU
- Curso do Sesc no Rio de Janeiro ensina como reaproveitar caixinhas de suco