Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Propaganda considerada ofensiva explora problemas causados pelo atual modelo de transporte focado nos carros

Imagem: Divulgação/Vanmoof

Um comercial de uma bicicleta elétrica holandesa foi censurado na França. A ofensa? Ter criado um “clima de ansiedade” sobre a indústria automobilística. O anúncio de 45 segundos da empresa holandesa de bicicletas elétricas VanMoof, intitulado “Time to Ride the Future” (tempo de dirigir o futuro, em tradução livre), apresenta um carro preto brilhante refletindo imagens de chaminés, engarrafamentos e acidentes de carro. O carro então derrete em uma gosma que lembra petróleo, revelando a silhueta de uma elegante bicicleta elétrica.

O anúncio foi bloqueado pela Autorité de Régulation Professionnelle de la Publicité (ARPP), grupo francês que promove a “auto-regulação” da publicidade, semelhante ao CONAR no Brasil. De acordo com a VanMoof, a ARPP justificou sua decisão dizendo que o anúncio violava as regras do grupo, explorando sentimentos de medo e sofrimento e “criando um clima de ansiedade”.

A VanMoof devolveu as críticas da ARPP em um post da semana passada, alegando que todas as imagens refletidas na carroceria do carro eram de domínio público, imagens documentais de arquivo. “Se imagens cotidianas do transporte no mundo real vão criar um ‘clima de ansiedade’, talvez alguém deva tentar fazer algo sobre esse mundo”, escreveu o redator do VanMoof Peter Gigg. “Você sabe… oferecendo meios de transporte alternativos. Ou alguma coisa.”

Em uma entrevista ao canal de notícias francês Franceinfo, Stéphane Martin, presidente da ARPP, disse: “Não podemos nos dar ao luxo de colocar setores inteiros em uma situação ruim. Essa é uma condição prévia importante para uma concorrência justa.”

A decisão de bloquear o anúncio ocorre depois que o presidente francês Emmanuel Macron anunciou um plano de US$ 8,8 bilhões para resgatar a indústria automobilística francesa depois que as vendas de carros caíram durante os bloqueios globais gerados pela pandemia de Covid-19. Enquanto isso, as vendas de bicicletas estão crescendo. As vendas da VanMoof na França, de fevereiro a abril, foram quase o dobro do mesmo período do ano passado.

Ironicamente, a decisão da ARPP de censurar o anúncio da VanMoof pode atrair mais atenção do que nunca. Depois de uma série de artigos sobre a controvérsia, o vídeo do anúncio no YouTube já tem 1,8 milhão de visualizações e contando. Confira:


Fonte: Grist

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais