Obras de arte têm o objetivo de criar um novo olhar sobre o cotidiano
Eduardo Srur é um artista plástico e ativista brasileiro, nascido em São Paulo, onde vive e trabalha até hoje. Srur tem alguns trabalhos de pintura já registrados, mas foi na área da intervenção urbana que seu nome se fortaleceu no mercado, por meio de iniciativas questionadoras.
Somando mais de 20 intervenções na capital paulista em seu histórico, Srur trabalha seu conceito com alguns fatores de desenvolvimento sustentável com o objetivo de tirar a população paulistana de uma certa “anestesia cotidiana”. Sua intenção é reanimar com eficiência o olhar das pessoas sobre a cidade de forma artística e ecológica, para que a arte exerça a função de levar informações de extrema importância de forma sutil e acessível a todos.
Um de seus trabalhos mais marcantes se chama “O Aquário Morto“, realizado no maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, localizado no litoral paulista, na praia da Enseada, no Guarujá.
Sua sala principal contava com um aquário de visão panorâmica, que foi dividido ao meio para que um lado fosse composto por seus peixes convencionais, enquanto outra parte mostrava diversos tipos de lixo coletados nas praias da região, chocando e levando pessoas à reflexão.
Confira algumas fotos desse projeto:
Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, clique aqui.
Veja também:
- Paul Villinski transforma lixo em símbolos de liberdade
- Como será a face humana daqui a 100 mil anos?
- Conheça o trabalho de dez artistas plásticos que se dedicam ao ativismo ambiental em suas obras
- Artista brasileiro reutiliza lixo urbano para recriar árvores e fazer grafismo
- Confira lindas imagens de sustentabilidade