Já pensou que o uso de materiais ambientalmente corretos pode deixar sua casa mais estilosa, além de diminuir os danos ao planeta?
Construir, decorar e ser ambientalmente correto. É possível fazer tudo isso ao mesmo tempo? A resposta é positiva! Basta optar por uma linha de materiais sustentáveis para construção na hora de comprá-los. O benefício adicional desse tipo de produto é a beleza. Uma sala ou quarto com tijolinhos à mostra não faz mal a nenhuma casa, ainda mais se a produção dos mesmos não contou com queima de madeira. Confira os principais materiais sustentáveis que não podem faltar no seu lar.
Tijolo
Para começar uma obra você precisa de tijolo. E nada melhor do que um que dispense a queima da madeira em sua composição, além de ser econômico por evitar o uso de outros materiais (precisa apenas de um filete de cola para se prender a outro tijolo devido ao conteúdo anatômico).
Telha de fibra vegetal
Dê preferência para modelos de fibra vegetal. As telhas de fibra vegetal recebem uma camada de resina anti-raios ultravioletas, o que aumenta a sua durabilidade. A garantia mínima é de 15 anos de uso. As cores disponíveis são verde, vermelho e marrom.
Cimento
Com maior durabilidade e impermeabilidade, o cimento CPIII, é feito a partir de resíduos de altos fornos das siderúrgicas.
Descarga dupla
Já é comum o uso de descargas com diferentes níveis de despejo de água (três ou seis litros) dependendo do dejeto líquido ou sólido. O sistema proporciona uma economia de até 60% do volume de água consumido em um ano. No Center Castilho, o produto sai por R$ 184,80.
Torneira
Acione a torneira com um leve toque, sem se preocupar em fechá-la. A economia chega a 55% do volume de água consumido em um ano.
Cabos elétricos
A Sil oferece tubulações de PVC com alto grau de pureza e totalmente recicláveis. Um rolo do modelo Silnax Flexível Modelar custa R$ 210.
Tubulações
Use tubos mais resistentes, econômicos e menos agressivos do que os convencionais. Os encanamentos PEAD (polietileno de alta densidade) e PRP (polipropileno copolímero random) são indicados para água fria e quente, respectivamente. O PRP é atóxico e dispensa o isolamento térmico das peças.
Veja também: