Como secar as roupas em um clima imprevisível? Veja o que fazer e o que não fazer
Com o tempo um tanto imprevisível, uma das tarefas simples que se tornam difíceis de serem feitas é secar roupas ao sol. Quem nunca as colocou no varal e, depois de um tempinho, teve que retirá-las correndo por causa da chuva? Numa situação dessas, o que fazer para secar as roupas sem gastar energia e de um jeito prático?
Em primeiro lugar, saiba que apenas colocar as roupas em um varal dentro de casa não é a solução mais adequada. De acordo com pesquisas de arquitetura ambiental do The Glasgow School of Art, deixar as roupas úmidas dentro de casa em um ambiente fechado fará com que a umidade da roupa vaporize entre 2 e 2,5 litros. Isso tornará o ambiente mais apropriado para crescimento de bactérias e fungos, que podem ser vetores para possíveis problemas respiratórios.
Portanto, é importante que as roupas lavadas estejam em um ambiente amplo e com bastante iluminação e ventilação (colocar varais nos tetos desses locais pode ser uma boa). Um ventilador pode ser um ótimo aliado para agilizar o processo.
Muitas pessoas, por conveniência ou falta de espaço, usam os radiadores para secar roupas. Eles são aquecedores de ambiente, pouco comuns no Brasil. Apesar de haver modelos específicos para toalhas, do ponto de vista da eficiência energética, configuram-se na pior opção. Isso porque o ar úmido exige mais energia para o aquecimento. Um estudo realizado pela Universidade de Strathclyde, na Escócia, observa que a secagem em radiadores consome duas vezes mais energia e emite 20% mais CO2 do que usar um secador elétrico.
Desse modo, como secar roupas no frio ainda é uma realidade, há duas opções recomendadas: secar as roupas em um varal, em ambiente amplo e arejado, ou numa máquina secadora.
No varal
Agite bem as roupas antes de estendê-las.
Coloque as roupas brancas ao sol (exceto peças de seda e lã, que podem amarelar).
Retire o excesso de água das peças delicadas ou de lã grossa, usando uma toalha – em seguida, coloque a tolha ao sol.
Na secadora
Verifique as etiquetas para ter certeza de que a roupa pode ser seca na máquina ou se precisam de algum cuidado especial.
Quanto mais a roupa for centrifugada na lavagem, menos tempo e energia serão necessários para a secagem. Após secar, remova imediatamente a roupa e pendure-a ou dobre-a para evitar a formação de rugas.