A natureza pode te dar uma mãozinha para combater certas doenças.
Pegou um resfriado, está com diarreia, cortou-se ou teve queimadura leve? É sempre bom consultar um médico ou especialista, mas caso seja algo de baixa gravidade ou você não tenha nenhum remédio em casa na hora dos primeiros socorros, é possível pedir reforço de alguns ingredientes naturais.
Confira alguns casos em que é possível utilizar essa ajudinha:
Queimaduras bem leves
Mel
Ele vai conter a infecção, estimular a regeneração do tecido e manter úmida a área queimada da pele. Aplique a quantidade necessária (vai depender do tamanho e do grau da queimadura) sobre o ferimento e tampe-o com um curativo.
Cortes e arranhões
Pó antiferidas
Um composto caseiro que estanca o sangramento, inibe a infecção e ajuda a cicatrização. Essa “pasta” deve ser aplicada juntamente com uma bandagem no primeiro dia; depois, a proteção poderá ser retirada. Para fazer o pó, é preciso utilizar berberina (barberry, gondeseal, uva Oregon), que é um alcaloide encontrado em diversos tipos de plantas; raiz ou folha de confrei, agulhas de zimbro e, se preferir, insira orégano, alecrim e tomilho, que agem como antibacterianos.
Use uma dose de 30 ml berberina, ½ grama de raiz de confrei, um pouco de orégano, alecrim ou folhas de tomilho (opcional). Misture os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos, moa a mistura e peneire o pó. Feito esse processo, basta aplicar o produto na ferida.
Erupção cutânea alérgica
Pasta antialérgica
Tratamento alérgico também pode ser feito por meio de plantas. A Echinacea angustifolia, conhecida também como equinácea ou púrpura, possui propriedades medicinais (funções antibiótica, antimicrobiana, anti-séptica, estimulante imunológica, fortificante, anti-inflamatória e antialérgica). Para fazer compressa, amasse, em um recipiente, as folhas junto com a raiz da planta. Faça esse procedimento até que a combinação adquira caráter pastoso. Aplique no local com o auxilio de algodão umedecido na água quente (aumenta a absorção).
Distúrbios intestinais
Adstringente
Qualquer planta medicinal adstringente pode combater esse problema. A blackberry tem as principais características para isso, assim como a krameria e a selvagem c. Corte ou moa a erva seca (uma das três opções citadas), coloque dentro de um copo e adicione água quente. Cubra a mistura e deixe em repouso durante a noite ou por algumas horas e beba durante o dia.
Suco contra irritação do intestino
Se o seu intestino sempre dá trabalho, o hábito de tomar esse suco pode ajudar. Ele contém beterraba com pedaços de repolho verde, talos de aipo, cenoura, folha de banana seca e plantago. Este suco apoiará as glândulas suprarrenais, fígado e o sistema imunológico. É recomendável bebê-lo todas as manhãs. Corte os ingredientes em pedaços (a quantidade dos alimentos varia de acordo com a sua necessidade), coloque-os dentro do liquidificador com um pouco de água. Coe e beba.
Viroses e infecções
Gengibre
Esses problemas são comuns em época de tempo seco e em ambientes fechados. O gengibre é famoso por ter propriedades antivirais, mas é mais efetivo se for utilizado antes da infecção, ou seja, de forma preventiva. Esprema a polpa de um gengibre num recipiente (jarra ou garrafa) e guarde-o na geladeira para consumi-lo toda manhã. Se você trabalhar, estudar ou conviver em um lugar em que as pessoas estão gripadas, faça um chá com mel, uma pequena pitada de pimenta caiena, limão e água quente. Beba esse chá três vezes ao dia.
É importante lembrar novamente que essas receitas caseiras são indicadas para problemas leves. Mesmo assim, consulte um médico para ter o melhor diagnóstico e tratamento.