Diversas propriedades naturais são combinadas para evitar alergias e irritações, mantendo a proteção contra insetos
Proteger a pele dos ataques incômodos de insetos é o desejo de muita gente, seja num passeio com a família ao ao livre, ou na hora de dormir, no conforto de casa. Mas como lidar com os inseticidas e repelentes feitos com química nociva e que não fazem mal apenas para os insetos, mas também para os humanos?
Existem alternativas, e uma das boas é o Repel Neem + Cravo Uso Humano. Trata-se de um repelente natural, hipoalergênico, biodegradável e que, de acordo com a fabricante Preserva Mundi, é seguro para gestantes, lactantes, idosos e crianças de todas as idades. Ele é composto apenas por óleo de neem, óleo de cravo-da-índia e óleo de citronela.
Funcionamento e compostos
O problema encontrado no repelente convencional está na dietil-toluamida, famosa pela sigla DEET. Esse componente químico está presente na maioria dos repelentes do mercado.
O DEET atua nos sensores das antenas dos pernilongos e mosquitos, impedindo-os de reconhecer o gás carbônico liberado pelos seres humanos na respiração, mantendo-os afastados. No entanto, o DEET tem um grau de toxicidade que pode desencadear processos alérgicos, tanto na pele quanto no sistema respiratório, em narinas e mucosas e, em casos graves, pode causar até danos hepáticos. Até o momento, não há um consenso entre os especialistas sobre os reais efeitos que essa substância pode provocar à saúde humana. Porém, um estudo realizado por cientistas da Grã-Bretanha comprovou que o mosquito da dengue já desenvolveu uma resistência biológica a ele, graças ao seu uso em larga escala nos repelentes.
Os compostos do repelente de neem, cravo-da-índia e citronlea têm propriedades que substituem o DEET. Confira:
Óleo de neem
Neem é uma árvore nativa da Índia com propriedades medicinais e terapêuticas, podendo ter muitas de suas partes aproveitadas, como sementes, folhas e casca. É usada na indústria farmacêutica e em produtos de higiene e de limpeza. Dentro do seu fruto há uma semente que apresenta uma amêndoa. Esta, ao ser triturada e prensada a frio, gera o óleo de neem. A massa resultante da prensagem pode ser usada como adubo controlador de fungos (ou vermífugo na alimentação animal). Ou seja, tudo da árvore é aproveitado.
O óleo obtido é rico em ácidos graxos. É inseticida orgânico eficaz contra mais de 200 espécies de insetos, como baratas e piolhos. Possui propriedade antifúngica (contra 14 tipos de fungos de pele, inclusive micoses), antibacteriana (eficaz contra as causadoras de cravos e espinhas), antiviral, antisséptica (contra caspa e seborreia) e anti-inflamatória. Alivia coceiras e vermelhidões causadas por picadas de insetos.
Por fim, uma curiosidade: melhora a aparência de objetos enferrujados. O óleo de neem é biodegradável e não é bioacumulável.
Citronela
O mais famoso e popular inseticida. Seu uso é tópico, aplicado diretamente na pele, aliviando ardores e coceiras provocadas por insetos. Não há restrições para uso em crianças, pessoas de pele sensível ou animais.
Também traz alívio para dores reumáticas. Aromatizar o ambiente com hidrolato de citronela tem efeitos positivos para nervosismo, ansiedade e agitação, devido a suas propriedades calmantes.
Cravo-da-índia
O cravo-da-índia apresenta o ácido eugênico, de onde se extrai o princípio ativo que tem a ação repelente.
Modo de uso
Basta borrifar o repelente diretamente na pele, espalhando com a mão, e tomando cuidado com olhos e mucosas.
Para se manter protegido, faça aplicações a cada quatro horas se estiver em local mais fechado (como no escritório ou em casa) e a cada duas horas se estiver em locais abertos (parques, trilhas ecológicas ou na rua, por exemplo). E toda essa proteção vem com um cheirinho de cravo!
Ficou com vontade de adquirir o produto? Clique aqui e saiba como comprar!