A sua caixa de remédio deve estar sempre organizada, livre de medicamentos vencidos e fora de uso
Você sabe como deve organizar sua caixa de remédio? Para começar, o ideal é que o armário ou caixa de remédio sejam colocados em locais livres de umidade e temperaturas altas, como o banheiro, já que normalmente os medicamentos são armazenados por um bom tempo. Isso porque o calor e a umidade podem diminuir a eficácia dos fármacos.
Os melhores cômodos para armazenar sua caixa de remédio são a sala e os quartos. Você pode colocar sua caixa de medicamentos em gavetas ou em armários, desde que fiquem longe do alcance de crianças e animais.
Como escolher a caixa organizadora?
Na hora de escolher sua caixa de remédio, leve em consideração os seguintes fatores:
- Quantos medicamentos vocês toma por dia?
- Com qual frequência alguém se machuca na sua casa?
- Quando foi a última vez que limpou sua caixa de remédio?
Se você costuma tomar remédios controlados diariamente, opte por caixas organizadoras, ou maleta de medicamentos, com separação por dias. Assim, é possível ter controle de quantos comprimidos são ingeridos diariamente, para não se esquecer nunca. Você pode ter caixas separadoras de remédio para cada medicamento, ou colocar todos na mesma caixa, basta separá-los por dia da semana.
Como separar os remédios?
A separação de remédios pode ser feita por dia ou por semana. Algumas caixas organizadoras contam com compartimentos específicos para cada medicamento, além de informar quando ele deve ser tomado. Você pode comprar uma dessas caixas e separar os remédios por dia em que eles serão tomados, ou separar por aqueles que você usa com mais frequência e os que quase não são usados. Deixando os primeiros na frente, ou na parte de cima da caixa de remédio, e os últimos no fundo.
Como organizar a caixa de remédios?
Antes de sair colocando todos os seus medicamentos dentro da caixa para guardar remédios de qualquer maneira, verifique embalagem por embalagem. Assim, é possível se certificar se existem medicamentos fora da validade de todos os produtos que estão dentro de sua caixa para remédio. Além de garantir que todos eles estão e vão ser usados no futuro e não estão apenas estragando.
O que colocar na caixa de remédios?
Caso você não faça uso de remédios controlados, crie sua própria caixa de primeiros socorros. Mas o que deve ter em uma farmacinha? Para isso, só é preciso comprar uma caixa organizadora de remédios — supermercados e farmácias costumam vender, mas você também pode reutilizar caixas de alimentos e de papelão que sobraram em sua casa. Os itens que irão compor a caixa devem atender a sua demanda.
O que colocar na caixa de primeiros socorros?
- Gaze
- Antisséptico
- Esparadrapo
- Curativo
- Medicamentos para dor
- Algodão
Onde deixar a caixa de remédios?
Os lugares ideais para guardar remédios são gavetas de mesa ou armários da sala de jantar – locais secos e frescos. Além disso, é preciso deixar os medicamentos longe do alcance de crianças e animais.
Se você guarda seus medicamentos no banheiro, é melhor movê-los de lugar. O banheiro costuma ser um lugar quente, abafado e úmido — todas condições inadequadas para manter medicamentos em boas condições. A pior delas é a umidade, que faz com que os fármacos percam a sua potência. Alguns tipos de medicamentos são mais suscetíveis ao calor e à umidade, entre eles, os de tireoide, pílulas anticoncepcionais, insulina, medicamentos anticonvulsivos e anticoagulantes.
Pode guardar remédios fora da caixa?
Antes de guardar o seu medicamento na caixa organizadora, não tire a embalagem primária. A primeira embalagem de medicamentos, que pode ser um blister (cartela laminada), um frasco ou vidro, é aquela que tem contato direto com o comprimido. Ela é responsável por garantir que ele não perca a eficácia antes de sair do prazo de validade.
Como organizar os horários de remédios?
Se você tem dificuldade em organizar os horários de seus medicamentos, exagere na criatividade para lembrar da tarefa. Você pode colocar etiquetas com os horários na caixa organizadora de remédios, assim irá recordar dos horários sempre que olhar para ela.
Também é possível colocar despertadores sempre que for necessário se medicar. Post-its e anotações são outras alternativas para organizar seus horários, certifique-se de adotar um método que atenda suas demandas e de organizar os horários conforme seja melhor para sua rotina.
Como organizar os remédios para idosos?
Idosos costumam consumir uma grande quantidade de medicamentos, afinal, a idade avançada e o sistema imunológico sensível contribui para que sua saúde seja mais fragilizada. Desta forma, você pode adotar todas as dicas citadas anteriormente para organizar a caixa de remédios de um idoso. Apesar dessas pessoas geralmente contarem com cuidadores que ficam de olho em seus medicamentos, é recomendado que se organize a caixa de maneira mais intuitiva possível para evitar a ingestão do remédio incorreto.
Como fazer caixa organizadora para medicamentos?
Para criar sua própria caixa de remédios personalizada, use caixas de papelão, madeira mdf, tupperwares, porta comprimidos e pequenas caixas transparentes encontradas em lojas de utensílios. Você também pode reutilizar caixas de alimentos. Use caixas diferentes para separar os medicamentos de cada dia da semana, ou crie divisórias para cada tipo de remédio.
Pode guardar remédio em caixa de isopor?
As caixas de isopor não são recomendadas para o armazenamento constante do medicamento. Isso porque elas são comumente usadas no transporte de remédios que precisam ser refrigerados, e por terem impacto na temperatura do medicamento podem causar problemas no seu armazenamento a longo prazo.
Para que servem as embalagens de medicamentos?
As embalagens de medicamentos servem para o seu transporte. As embalagens de remédio terciárias e secundárias são aquelas usadas para fazer a entrega do produto, ou seja, caixas de papelão, papel e plástico que guardam a embalagem primária. No caso da primária, ela serve para manter o medicamento guardado até o momento que ele vai ser usado, evitando a contaminação de pessoas e a perda de eficácia do produto.
Descarte consciente de medicamentos
Os remédios são fundamentais para auxiliar a saúde e a qualidade de vida da humanidade. A engenharia molecular conseguiu extrair das plantas e dos minerais os componentes que ajudam o corpo humano a se curar de doenças e feridas. Porém, esses produtos podem causar muitos problemas se não houver o descarte consciente de medicamentos.
Ao serem eliminados pela excreção de humanos e animais, acontece o problemático descarte de remédios no meio ambiente. O descarte incorreto de medicamentos no lixo comum, pia e privada aumenta a poluição ambiental, gerando contaminação do solo por medicamentos, e consequentemente dos recursos hídricos também.
Sendo assim, o consumidor deve sempre verificar se o medicamento está dentro do prazo de validade e tomar somente a quantia determinada pelo médico. Na hora de guardar o medicamento, preferir um lugar fresco e arejado.
Descarte de medicamentos e seus impactos socioambientais
Não é recomendado ingerir medicamentos fora do prazo de validade. Quando os fármacos passam da validade, é preciso realizar o descarte correto. Caso contrário, você poderá estar contribuindo para gerar mais um impacto ambiental dos medicamentos.
O caminho da contaminação: onde jogar remédio vencido
O descarte de medicamentos e seus impactos socioambientais apontam que maioria dos compostos químicos provenientes de remédios vai parar no meio ambiente por meio das excreção de humanos e de animais, como aqueles da pecuária. Algumas substâncias permanecem na urina e fezes dos usuários, porém, a quantidade de componentes é menor e modificada pelo corpo humano.
Entretanto, quando o descarte de medicamentos vencidos é feito no vaso sanitário ou pia, ele pode percorrer dois caminhos: ou vai para a rede de esgoto ou infiltra no solo através da fossa séptica. Os sistemas de tratamento de água ainda não dão conta de eliminar algumas substâncias e elas acabam atingindo os mares e rios, graças as pessoas que não sabem onde jogar remédio vencido.
O descarte de medicamentos no lixo comum não é diferente, pois o chorume gerado dissolve, coleta as substâncias dos remédios e, muitas vezes, acaba atingindo o lençol freático, nome dado à superfície que delimita a zona de saturação da zona de aeração, abaixo da qual a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas ou dos solos, ou ambos.
Para saber onde entregar medicamentos dentro do prazo, verifique o buscador fornecido gratuitamente pelo Portal eCycle.
Descarte de medicamentos: embalagens
Para descartar as embalagens dos medicamentos, você precisa separar a primária — blisters, frascos e vidros — das secundárias e terciárias — caixas de comprimidos e caixas de entrega. Se sobrar embalagem de remédio -– secundárias e terciárias -–, lembre-se de jogar no lixo reciclável. As embalagens secundárias e terciárias são aquelas que não têm contato direto com o medicamento, geralmente feitas de papel, papelão ou plástico.
Os blisters, frascos e vidros, mesmo quando vazios, devem ser entregues nos pontos de descarte de medicamentos, ou separados para empresas especializadas neste tipo de reciclagem. Eles não podem ser colocados na reciclagem comum pelo risco de contaminação que apresentam.
O que fazer?
Informe-se sobre os locais que fazem a coleta de medicamentos vencidos, dentro da validade e, também, embalagens primárias vazias. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), drogarias e farmácias são responsáveis pelo descarte apropriado desses materiais.
Farmácias solidárias e instituições voluntárias também são lugares para onde doar remédios que estão dentro do prazo de validade, mas não estão sendo usados. Essas organizações são responsáveis por assegurar os cuidados com os medicamentos e repassá-los para outras pessoas que precisam.
Vale sempre lembrar que os medicamentos precisam ficar longe das crianças, e no caso de ingestão acidental, leia as orientações da bula do medicamento.
Evite tomar remédio vencido, mesmo que seja um medicamento vencido há 2 meses ou menos. Apesar dos efeitos adversos dos medicamentos serem raros, estudos apontam que depois da data de validade o medicamento começa a perder eficácia e se não for guardado com cuidado pode ser prejudicial a saúde.
Como lidar com medicamentos
-
Sua lista de medicamentos
Possuir um controle dos remédios que possui pode ajudar na economia e evitar desperdícios. Antes de ira ao médico atualize a lista de remédios que você já possui e a apresente ao médico na hora da consulta.
-
Compre somente o necessário
Ao adquirir medicamentos, compre a quantidade mais próxima do possível. Esso evitará desperdícios com sobras desnecessárias.
-
Cumpra a terapia até o fim
Ao adquirir medicamentos, compre a quantidade mais próxima do possível. Esso evitará desperdícios com sobras desnecessárias.
-
Adquira apenas quando preciso
Compre medicamentos apenas quando for realmente necessário
-
Organização importa
Mantenha seus medicamentos organizados em uma caixa de remédios, a popular “farmacinha” OU “armário de medicamentos. Isso facilitará na hora dos primeiros socorros, no controle dos produtos disponíveis e aferição dos prazos de validade.
-
Segurança em primeiro lugar
Mantenha sua caixa de remédios em lugar separado e seguro, longe da luz, umidade e do alcance das crianças.
-
Separe os medicamentos vencidos e em desuso
Periodicamente revise sua caixa de remédios, separando os medicamentos em desuso e aqueles com prazo de validade vencido, dos outros.
-
Doe, se possível
No caso de existirem farmácias solidárias em sua região, uma boa prática é doar aqueles medicamentos em desuso, mas dentro do prazo, para estas instituições.
-
Lixo comum, pia ou vaso sanitário, nunca!
Em hipótese alguma descarte seus medicamentos na pia, no vaso sanitário ou lixo comum. Há severos riscos de impactos ambientais e sociais nessa atitude.
-
Pontos de descarte
Pesquise por “pontos de descarte de medicamentos” próximos de sua localização no buscador do eCycle (Iink). Há muitas opções de farmácias e unidades de saúde que recebem estes produtos com a garantia de um descarte ambientalmente correto.
-
Vigilância sanitária também é solução
Caso não encontre pontos de descarte de medicamentos próximos à sua localidade, procure a vigilância sanitária. Possivelmente poderão lhe auxiliar na solução do problema.
Projeto de descarte de medicamentos
O que diz a legislação? Empresas especializadas na destinação e coleta de medicamentos vencidos conceberam o projeto de descarte de medicamentos. A ideia é cuidar do planejamento e execução para que os produtos sejam coletados nos varejistas, concentrados em um local secundário, para depois serem encaminhados à destinação final, de acordo com as determinações legais estipuladas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e pelo decreto nº 10.388.
A importância dessas instituições se dá pela responsabilidade ambiental para designar um local apropriado aos fármacos, além da disponibilização de contêineres de descarte, divulgação de dados sobre os programas e o planejamento de todo esse processo.
Mas, o que as empresas fazem com os medicamentos vencidos?
Quando o consumidor faz o descarte correto, as transportadoras fazem a coleta dos medicamentos e oferecem o destino adequado para os produtos. Nesse destino, os remédios são incinerados, coprocessados e levados a disposição final, em aterros de classe I, para resíduos perigosos.
Caso tenha interesse em estabelecer o contato com uma dessas empresas especializadas, preencha o formulário abaixo: