Conheça outras nove plantas que podem te ajudar
Se você acompanhou a matéria “18 remédios naturais para cultivar em casa“, vai gostar de saber que separamos mais nove remédios naturais para plantar em casa. Essas plantas podem ser plantadas em vasos ou na horta e se usadas da forma correta, trazem benefícios à nossa saúde. Vamos lá:
Cenoura
Precisa de bastante luminosidade e a terra não pode ter pedrinhas ou detritos para a raiz poder crescer sem obstáculos. Combate disfunções hormonais, resfriados e tem efeitos no funcionamento do intestino: é antidiarreica, mas em excesso, acaba tendo o efeito contrário.
Erva de gato
Não são só os bichanos que ficam felizes com a erva. Nós também podemos tirar proveito, pois mastigar suas folhas ajuda a aliviar dores de dente e diminuir febres. Seu chá pode ser usado como calmante. A planta se desenvolve melhor em climas frios e não precisa de muitas horas de sol por dia.
Alho
Prefere locais com bastante iluminação natural e o solo bem drenado. Acredita-se que plantar alho, no inverno, ajuda a produzir bulbos maiores. O alho atua como anticoagulante, bactericida e antioxidante, além de combater a congestão nasal e ajudar a prevenir câncer no trato digestivo. Muitos médicos recomendam comer dois dentes de alho por dia para reduzir o colesterol.
Dente-de-leão
Cresce como erva daninha em vários jardins, mas o que muita gente não sabe é que sua flor é docinha e as folhas mais novas ficam muito gostosas em saladas (as folhas que já cresceram há mais tempo são amargas, você pode gostar delas refogadas). A folha de dente de leão possui mais ferro e cálcio que o espinafre. Entre seus muitos benefícios, o mais conhecido é a estimulação da atividade do fígado. O chá de dente de leão auxilia o metabolismo hepático, eliminando toxinas com mais facilidade, e aumenta o fluxo biliar, ajudando na digestão de gorduras. Mas cuidado: não use o dente de leão se estiver grávida ou em tratamento com antibióticos, anticoagulantes, protetores gástricos ou medicamentos a base de lítio.
Salsão ou aipo
Prefere climas mais amenos e a terra deve ser bem nutrida. O salsão traz muitos benefícios: tem ação diurética, combate a prisão de ventre, alivia a azia, é fonte de cálcio, reduz o colesterol (porque aumenta a secreção de ácidos biliares), repõe os eletrólitos perdidos na atividade física, tem propriedades anti-inflamatórias e até atua como suporte para prevenir câncer de ovário.
Bardana
Plante-a em uma terra profunda, pois suas raízes crescem muito (é principalmente essa a parte da planta que se usa) e em local definitivo, pois elas não suportam bem a transplantação. Tem propriedades diuréticas e bactericidas e é ótima contra problemas de pele.
Orégano
É bem fácil de plantar: cresce em climas frios ou quentes, só precisa de um solo fértil e úmido. Quanto mais iluminação natural, melhor, mas pode se dar bem na sombra também. Seu chá alivia tosses, indigestão,cólicas e dores musculares e de cabeça, além de ser antifúngico.
Losna
Pode não ser muito fácil encontrar o solo argilo-arenoso de que ela precisa, mas depois de plantada, a losna é excelente: resistente a doenças e insetos e se dá muito bem com fertilizantes orgânicos. A losna ajuda a combater mau hálito, cólicas menstruais, azia e até anemia. É também um ótimo repelente de insetos, inclusive de piolhos.
Arnica
Gosta muito de luz solar e do solo argilo-arenoso. Sua pomada é famosa por aliviar contusões, mas atenção: a arnica é tóxica se for ingerida. Tente colocar o vaso em um lugar alto, longe do alcance de crianças e animais de estimação. Para usá-la, prepare os seguintes ingredientes: uma parte de arnica fresca, cinco partes de álcool de cereais (encontrado em farmácias) e cinco partes de água. Pique a planta e misture-a com os outros ingredientes. Deixe descansar por pelo menos 15 dias (mas pode armazenar por até um ano) e faça compressas com uma parte da mistura diluída em nove partes de soro fisiológico.