Compostagem com folhas secas é solução sustentável de tratamento para o resíduo
A compostagem com folhas secas é uma alternativa sustentável para lidar com folhas que caem no quintal ou calçada que seriam destinadas a aterros e lixões. O reaproveitamento de folhas secas pode ser feito de algumas formas, usando-as como mulch (cobertura vegetal morta) ou como matéria seca no processo de decomposição de outros tipos de matéria orgânica. Porém, a compostagem também é uma solução para esse resíduo que tem farta disponibilidade em locais bem arborizados.
Como transformar folhas em adubo?
A compostagem de folhas e galhos utiliza esse material orgânico como matéria-prima para fazer um adubo orgânico rico em nutrientes. Produzir esse condicionador de solo com as folhas do seu jardim, quintal ou calçada ainda faz bem para o meio ambiente. Isso porque, se queimado ou enviado a aterros sanitários ou lixões, haverá uma intensa emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico e o gás metano.
A técnica usada para fazer a compostagem de folhas secas pode ser classificada como uma forma de compostagem seca. Neste tipo de compostagem, a decomposição da matéria orgânica é realizada por microrganismos como bactérias e fungos.
Como recolher folhas secas?
A forma que você vai recolher as folhas depende muito da área que pelas folhas e sua quantidade. Assim, é possível formar uma pilha de folhas com o auxílio de uma vassoura ou um ancinho para pequenas quantidades desse material.
Em grandes áreas ou havendo muitas folhas, utilizar um aspirador/picador, um cortador de gramas ou um soprador pode reduzir bastante o esforço de coleta desse material. Porém essas máquinas tendem a ser ruidosas. Dessa forma, pense também no bem-estar da sua vizinhança quando for escolher o dia e horário para realizar essa tarefa.
Como triturar folhas secas manualmente?
Triturar as folhas torna sua decomposição mais rápida. Se você utilizar um cortador de gramas ou um aspirador/picador, não precisará se preocupar com isso. Mas se esse não é o seu caso, você pode triturá-las com o auxílio de um pano de chão ou um saco de pano. A ideia é colocar as folhas entre duas camadas de pano e esfregá-las, com as mão ou com os pés.
Como fazer compostagem de folhas secas?
Com as folhas trituradas ou não, coloque-as em um saco plástico ou um saco de ráfia (aquele usado para o descarte de entulho). Você não precisa comprar um saco novo só para isso. Reutilize alguma embalagem plástica que já possui em casa, como um saco de arroz ou de ração. Você também pode colocar as folhas em um cesto vazado, em um balde ou até mesmo manter a pilha de folhas em um local que não atrapalhe, mas o saco deve facilitar a manutenção da compostagem.
Para que sua decomposição aconteça de forma adequada, é necessário umedecer as folhas e permitir a entrada de oxigênio no composto em formação. Para isso, regue levemente as folhas no saco, feche-o e faça pequenos furos pelo saco plástico.
Coloque o saco com as folhas em um local sombreado e, a cada duas semanas, verifique se ainda há umidade no saco. Se necessário, abra-o e regue-o novamente. Se perceber um acúmulo de água no fundo, vire o saco de ponta-cabeça para que a água escorra para o restante do composto.
Como acelerar o processo de decomposição de folhas?
Para acelerar o processo de compostagem, adicione fontes de nitrogênio: aparas de grama ou húmus pronto são opções que não exigem nenhum cuidado adicional. Basta colocar um punhado de um desses materiais entre camadas de 10 a 15 centímetros de folhas secas. Além do nitrogênio, esses materiais adicionam mais microrganismos ao composto.
Quanto tempo leva para se decompor folhas?
Seguindo os passos acima, cerca de quatro meses devem ser o suficiente para que a compostagem com folhas secas ocorra de forma satisfatória e com pouquíssimo esforço.
Como usar folhas secas nas plantas?
Você pode usar o adubo de folhas secas na horta, pomar ou em plantas ornamentais, misturando-o ao solo ou sobre ele. Ao utilizar o composto de folhas secas como cobertura morta, além da nutrição para as plantas, são obtidos benefícios estéticos e de proteção contra a evaporação excessiva em dias muito quentes.
Composte outros resíduos orgânicos
Você pode obter ainda mais nutrientes para suas plantas ao realizar a compostagem doméstica. Existem diversos tipos de compostagem doméstica e vários tipos de composteira para você escolher os que melhor se adequam a sua casa e a sua rotina.
Na loja eCycle, você pode saber mais sobre a composteira Humi, a composteira automática e outras soluções de compostagem para reduzir sua pegada ambiental.