A compostagem com revolvimento de leiras é uma técnica para o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos, como os restos de alimentos e podas. As usinas de compostagem que utilizam este tipo de compostagem industrial conseguem obter adubo orgânico em três a quatro meses após o início de uma leira.
Existem muitos tipos de compostagem, que se adequam a diferentes necessidades. A compostagem com revolvimento de leiras pode ser classificada como um método de compostagem seca. Isto porque este método se utiliza de microrganismos aeróbicos (requerem a presença de oxigênio para sua sobrevivência), que ocorrem naturalmente no meio ambiente, para realizar a biodegradação dos resíduos orgânicos. Enquanto que os métodos que possuem invertebrados, como a minhoca e o piolho-de-cobra, como seus principais agentes de decomposição são chamados de compostagem úmida ou vermicompostagem.
Assim, não há relação entre a quantidade de umidade presente durante a decomposição e o nome do método de compostagem. Estes são apenas a forma popular pela qual são conhecidos.
Dentre as variedades de compostagem seca, existem as técnicas de compostagem fria e compostagem quente (ou termofílica). Neste caso, os nomes fazem justiça ao que é observado durante o processo de compostagem. A compostagem com revolvimento de leiras se encaixa na categoria de compostagem termofílica, pois são atingidas temperaturas acima dos 65ºC. Já na compostagem fria, a temperatura não tende a ser muito mais alta do que a encontrada no ambiente.
A compostagem termofílica pode ser feita de diversas maneiras, como a compostagem termofílica em cilindros fechados, também conhecidos como reatores de compostagem. Porém, como o próprio nome indica, o método de compostagem do qual trataremos nesta matéria é realizado em leiras.
Leiras de compostagem são pilhas (montes ou medas), geralmente retangulares, formadas por matéria orgânica rica em nitrogênio (matéria úmida ou verde) e matéria orgânica rica em carbono (matéria seca ou marrom). Além da compostagem com revolvimento de leiras, existem os métodos de compostagem em leiras estáticas, que incluem o Método UFSC de Compostagem (também conhecido como compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração passiva) e as com aeração forçada.
A compostagem com revolvimento de leiras é um método apropriado para o tratamento de grandes volumes de resíduos e que pode ser feito manualmente ou com o auxílio de maquinário especializado, os revolvedores de composto ou revolvedores de leiras.
Para que gere o calor necessário mas ainda possuir um tamanho manejável, as leiras de compostagem devem ter entre 1 e 2,5 metros de altura e cerca de 4,5 metros de largura. Além das proporções da leira, deve-se considerar também a construção de um sistema de drenagem para a coleta do biofertilizante produzido durante o processo de compostagem.
Em ambientes quentes e áridos, é conveniente posicionar as leiras em local coberto, para prevenir a evaporação da umidade. Já em estações chuvosas, o formato das leiras pode ser ajustado para que a água da chuva escorra sobre a pilha em vez de ser absorvida por ela.
O processo de compostagem com revolvimento de leiras pode ser simplificado em quatro etapas. Na primeira, o pátio ou usina de compostagem recebe os resíduos sólidos orgânicos, os quais são triados para descartar qualquer fonte de contaminação, como pedaços de plástico e metal. O material triado é então triturado para produzir partículas de tamanho uniforme, com uma estrutura que permita a passagem de ar durante o processo de compostagem.
A seguir, esse material é disposto em leiras ao ar livre. O processo de decomposição é iniciado naturalmente pelos microrganismos presentes nos resíduos. Durante esta etapa, a atividade destes microrganismos eleva as temperaturas da leira, que podem ultrapassar os 65ºC e liberar massas de vapor. Este calor é importante para que sejam eliminados eventuais patógenos e sementes de ervas daninhas, que poderiam contaminar o adubo orgânico sendo produzido.
Na terceira etapa, cada leira deve ser monitorada individualmente quanto a sua temperatura. Isto é feito pois as temperaturas requeridas devem ser mantidas por um período mínimo e, após este período, as leiras devem ser revolvidas para garantir que o processo seja distribuído de forma equilibrada e com a finalidade de adicionar oxigênio suficiente para que o processo não se torne anaeróbio. O revolvimento das leiras pode ocorrer oito vezes ou mais antes que um composto estabilizado seja produzido.
Por fim, o composto estabilizado é peneirado e qualquer contaminante restante é removido, enquanto que materiais orgânicos que não tiveram sua degradação concluída são reintroduzidos em uma nova leira de compostagem.
Os processos observados na compostagem com revolvimento de leiras também podem ser simplificados em três fases:
Sanitização – a leira é revolvida ao menos duas vezes e sua temperatura se mantém acima de 65ºC por ao menos sete dias;
Estabilização – a leira é revolvida ao menos seis vezes e durante o período de dez semanas as temperaturas se mantém acima de 55ºC;
Maturação – Antes de poder ser utilizado, o produto da compostagem é transferido para uma área de “descanso” por ao menos quatro semanas.
A compostagem de resíduos orgânicos não é feita somente em larga escala. Existem diversos tipos de compostagem doméstica que se adequam a diferentes necessidades. Realizar a compostagem doméstica é uma excelente maneira de reduzir sua pegada ambiental, pois aproximadamente 50% dos resíduos de uma casa podem ser transformados em húmus, em vez de serem encaminhados para aterros sanitários ou lixões. Com isso, reduz-se em 90% as emissões de metano para a atmosfera e a vida útil dos aterros sanitários, os quais deveriam receber apenas rejeitos, é estendida.
Existem formas de compostar em casa para quem tem espaço externo disponível, o que é possível construindo uma composteira para a compostagem em cilindro aerado ou adquirindo um biodigestor residencial, por exemplo. Mas se você tem um quintal pequeno ou mora em apartamento, isso não é um problema! O Método Lages de Compostagem pode ser realizado diretamente em canteiros e vasos. Além disso, existem composteiras que ocupam pouco espaço, como a composteira Humi e a composteira automática Terraform Kitchen.
Você pode encontrar a solução de compostagem que mais se adequa às suas preferências na loja eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais