Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Compostagem em leiras estáticas é indicada para pátios de pequeno e grande porte

A compostagem em leiras estáticas é uma técnica de baixo custo que atende pequenos e grandes geradores de resíduos sólidos orgânicos. A aeração das leiras estáticas pode ocorrer de forma passiva ou possuir estruturas que facilitem a entrada de oxigênio.

Qual a diferença entre composteira e compostagem?

Compostagem é o processo natural de decomposição de matéria orgânica, utilizado como uma espécie de reciclagem dos resíduos orgânicos. Existem vários tipos de compostagem e alguns deles requerem ou são facilitados por uma estrutura que limita o espaço ocupado pelos resíduos em processo de biodegradação. A essas estruturas é dado o nome de composteira. A compostagem em leiras estáticas é realizada sem o uso de composteiras.

Quais são os tipos de compostagem?

De maneira geral, a compostagem pode ser dividida quanto:

  • Aos seus principais agentes decompositores, podendo ser:
    • Úmida ou vermicompostagem: quando invertebrados são os principais decompositores;
    • Seca: quando microrganismos, como fungos e bactérias, são os principais agentes de decomposição. Nesse tipo de compostagem podem ser utilizados:
      • métodos que dependem de bactérias termófilas e, por conta disso, atingem altas temperaturas em partes do processo (compostagem termofílica), e 
      • métodos cujas temperaturas não ultrapassam grandemente a temperatura ambiente (compostagem fria).
  • A sua escala, existindo tipos de compostagem doméstica e tipos de compostagem industrial.

O que é a leira na agricultura?

A leira é um monte (pilha ou meda) formado por resíduos orgânicos e matéria orgânica de difícil decomposição (MODD). Ela pode ser utilizada na compostagem com revolvimento de leiras e na compostagem em leiras estáticas.

O que são leiras estáticas?

As leiras estáticas são construídas de forma a não exigir tombamentos ou revolvimentos para que ocorra a aeração, mistura dos materiais e homogeneização da temperatura. Isto simplifica o processo de compostagem e, consequentemente, reduz os custos operacionais (1).

Também conhecida como Método UFSC de Compostagem, a compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração passiva tem sua aeração feita por meio da convecção natural. Nesta, o ar quente é liberado pelo topo da leira, enquanto o ar frio é sugado pela sua base permeável.

Diferentemente do Método UFSC, a compostagem em leiras estáticas aeradas (com ventilação natural ou com aeração forçada) possui estruturas, como túneis de ventilação, para permitir sua aeração. Além disso, ela requer etapas adicionais de preparo dos resíduos antes de sua efetiva destinação às leiras.

Usina de compostagem
Entenda para que serve uma usina de compostagem

Como fazer uma leira de compostagem?

Planejamento e dimensionamento de leiras de compostagem

A arquitetura da leira é o fator central para garantir a aeração apropriada do processo de compostagem no Método UFSC. Isso pode ocorrer de forma manual ou mecanizada (com uso de tratores do tipo pá carregadeira).

A dimensão e formato da leira será definida em função do tipo de operação que será realizada e da quantidade de espaço disponível. Autores da  publicação Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos  sugerem até dois metros de largura de leira, com um formato preferencialmente retangular. 

O comprimento pode variar entre 1 e 20 metros, a depender das áreas disponíveis, assim como do planejamento e dinâmica do pátio de compostagem. Se a manutenção das leiras for realizada manualmente, a altura não deve ser maior que 1,5 metro. Caso contrário, é possível formar leiras com até três metros de altura.

Antes da construção das leiras, além de seu dimensionamento, devem ser planejados os espaços entre elas e seu sistema de drenagem. Este sistema serve para coletar o biofertilizante e o excesso de água produzidos durante a compostagem, e consiste de um buraco escavado no centro da área ocupada pela leira. 

No buraco, que deve ter cerca de 0,7 metros de largura e o mesmo comprimento da leira, coloca-se brita e um cano de PVC perfurado e envolvido por uma manta permeável. Esse cano deve conduzir o biofertilizante a um reservatório de concreto abaixo da superfície. O buraco é tampado, então, com brita e terra, e o reservatório recebe uma tampa.

Montagem da leira estática

Para o balanceamento adequado da relação entre carbono e nitrogênio, a proporção adotada na compostagem em leiras estáticas com aeração passiva é de ⅔ de material seco (o MODD) para ⅓ de matéria orgânica úmida (os resíduos orgânicos).

Para formar a base da leira, deve-se utilizar galhos, podas e folhas de palmeiras, de forma a criar espaços para uma fácil entrada de ar. Sobre estes materiais é feita uma camada de granulometria menor, com folhas, serragem ou podas processadas em um triturador.

Antes da primeira adição de resíduos à leira, é necessário adicionar um inoculante, que é o nome dado ao composto pronto quando este é utilizado para promover o desenvolvimento acelerado de microrganismos. Isto é importante para reduzir o tempo necessário para atingir a fase termofílica da compostagem, evitando, assim, atrair animais indesejados que podem ser vetores de doenças, como alguns insetos e ratos.

compostagem-leiras-estaticas
Manutenção de uma leira estática de compostagem – Imagem editada e redimensionada por SuSanA Secretariat, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Qual o ciclo da compostagem?

Os primeiros resíduos orgânicos a serem adicionados devem ser misturados ao inoculante, para então serem cobertos com MODD com granulometria fina, tal como a serragem ou folhas secas. Por cima desta camada deve ser adicionada uma camada de palha, a qual funciona como uma barreira física que diminui a perda de água por evaporação e evita a proliferação de insetos.

Os intervalos entre as adições de matéria orgânica devem ser de, no mínimo, 48 horas, para que sejam atingidas as temperaturas necessárias. Ao realizar novas alimentações da leira, o procedimento a seguir deve acontecer:

  1. a camada de palha superior deve ser deslocada para as laterais, formando uma parede;
  2. a camada de serragem deve ser misturada com a matéria úmida anterior;
  3. resíduos frescos são adicionados e misturados;
  4. o material misturado é coberto com folhas secas e serragem;
  5. a leira é coberta com uma camada de palha.
Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Quais são as 3 fases da compostagem?

Além do período de humificação ou maturação do composto, que conclui o processo de compostagem com a formação do adubo orgânico (ou húmus), existem três fases na compostagem, que são:

  • Inicial – quando predominam microrganismos mesófilos e a temperatura começa a aumentar;
  • Termofílica – quando os microrganismos termófilos aeróbios estão em plena atividade e, portanto, são atingidas altas temperaturas;
  • Mesofílica – quando a atividade microbiana reduz gradativamente e, da mesma forma, a temperatura também é reduzida.

Conheça melhor o ciclo da compostagem e suas etapas na matéria:

compostagem-termofilica
Compostagem termofílica: como fazer no quintal?

Como fazer compostagem doméstica?

A compostagem em leiras estáticas é um método que deve receber o volume mínimo de 20 litros de resíduos por semana e que necessita, minimamente, de uma área de quatro metros quadrados. Dessa forma, o método aqui apresentado não é indicado para residências com restrição de espaço ou baixa geração de resíduos orgânicos.

Por outro lado, existem outras formas de realizar a compostagem doméstica e obter seus benefícios, dentre os quais estão:

Uma alternativa para a decomposição dos resíduos orgânicos, incluindo, nesse caso, as fezes de animais de estimação, é o biodigestor residencial. Mas, ainda que você more sozinho em um apartamento, você pode compostar sem dificuldade ao utilizar uma composteira elétrica ou realizando a vermicompostagem em uma composteira Humi, por exemplo. Na loja eCycle você pode encontrar mais informações sobre essas composteiras e outras soluções de compostagem para destinar seus resíduos orgânicos de uma forma eco-friendly.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais