A composteira Humi é um modelo com ajustes feitos para tornar mais agradável o dia a dia dos praticantes da compostagem doméstica (que é a reciclagem do lixo orgânico). A riqueza de detalhes e seus diferenciais de design funcional tornam a vida de iniciantes e até de praticantes experientes bem fácil.
Ter uma composteira Humi significa que você pode transformar seus resíduos orgânicos em adubo natural e evitar a emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera ao mesmo tempo em que colabora para a reciclagem de plástico, já que a Humi é feita com 100% de material reciclado. Para saber mais sobre a compostagem, confira a matéria:
A composteira Humi é feita de embalagens tetrapak pós-consumo recicladas. Agora em 2020, a Morada da Floresta, fabricante da Humi, fez parceria com a marca Mãe Terra para confeccionar composteiras Humi feitas totalmente com BOPP pós-industrial reciclado. Ambos os materiais são de difícil reciclagem e a ideia do novo projeto é ampliar a visibilidade com relação à reciclagem do BOPP, material muito utilizado para produzir embalagens laminadas de bolachas e salgadinhos e que ainda não é reciclado no Brasil.
O material utilizado para a confecção dessas composteiras Humi 100% BOPP seria destinado ao aterro sanitário e a parceria entre as empresas consegue desviá-lo dessa rota. Para cada composteira Humi produzida com BOPP, foi reciclado o equivalente a 4.500 embalagens de salgadinhos.
A composteira Humi funciona de forma semelhante aos modelos convencionais de composteiras domésticas. Só que há aprimoramentos que deixam todo o processo mais ágil. Vamos a eles:
A composteira Humi deve ser instalada em local arejado e protegida do sol, assim como outras composteiras. A Humi também tem três caixas empilhadas. A última caixa (a de baixo) vem com uma pequena torneira e funciona como coletora de chorume; e as outras duas caixas (as de cima) funcionam como caixas digestoras. Todas as caixas permitem a troca de fluxos entre elas por meio de pequenos furos; com exceção da parte inferior da caixa coletora e da parte superior da primeira caixa digestora, que é tampada.
Com furos que permitem o fluxo de minhocas, micro-organismos e líquidos, a composteira Humi acumula chorume na caixa coletora; que poderá ser diluído em dez partes de água e utilizado como biofertilizante ou pesticida, borrifado nas plantas, despejado na terra e até mesmo em vasos. Mas é preciso evitar borrifar nas plantas em horários de sol forte, pois o chorume pode queimar as folhas.
Também é preciso evitar que o ambiente interno da composteira fique muito úmido. Para isso, é preciso a acrescentar matéria seca como folhas e serragem. Para testar, basta apertar o húmus na mão; se escorrer água, está muito úmido e prejudicará a oxigenação. Quando a primeira caixa (de cima) foi enchida de resíduos, é preciso trocá-la com a de baixo (vazia) e deixá-la descansando.
Na composteira Humi você pode colocar, à vontade, os seguintes resíduos: cascas de frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, sachês de chá, casca de ovos, borra e filtro de café. Mas lembre-se: tudo deve ser inserido em pequena quantidade e tamanho para facilitar o trabalho dos micro-organismos e das minhocas.
Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem fina (para que não prejudique a oxigenação do sistema) – essa matéria seca também pode ser grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio.
Com moderação, você também pode colocar frutas cítricas, alimentos cozidos, guardanapos de papel toalha, óleos e gorduras, laticínios, papel e papelão (sem plásticos e tintas), temperos fortes (pimenta, alho, cebola, etc), limão, flores e ervas medicinais e aromáticas.
Não é recomendado colocar na sua composteira doméstica: carnes, papel higiênico usado e fezes de animais carnívoros.
Se quiser compostar as fezes do seu cachorro, saiba como na matéria:
Por ser um ambiente rico em nutrientes, úmido e quente, a composteira pode atrair uma série de animais, como drosófilas, ácaros, lesmas, besouros e outros.
Mas assim como as minhocas, esses animais são inofensivos e alguns inclusive ajudam no processo da compostagem; entretanto, você pode evitá-los. No caso das drosófilas (aquelas mosquinhas de fruta), por exemplo, basta cobrir os resíduos com matéria seca. Para saber mais detalhes sobre esse tema, confira a matéria:
A quantidade de caixas digestoras necessária depende da quantidade de moradores do local e da frequência de refeições feitas em casa. Caso a demanda por espaço aumente, basta empilhar novas caixas digestoras. O modelo P, que vem com três caixas (duas digestoras e uma coletora) é indicado para famílias de até quatro pessoas. Para seis pessoas é indicado o modelo M, com três caixas digestoras e uma coletora. E para famílias de até oito pessoas, é indicado o modelo G, com quatro caixas digestoras e uma coletora.
Agora que você já sabe tudo sobre a composteira Humi, está pronto para escolher seu modelo. Mas lembre-se: a compostagem é um tratamento apenas para seus resíduos orgânicos… Para dar um destino correto para outros tipos de resíduos, veja onde estão localizados os postos de coleta mais próximos de sua residência e deixe sua pegada mais leve.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais