Composteira: o que é, como funciona e benefícios

Compartilhar

Adquirir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa ou apartamento. Ainda fazendo sua parte ao contribuir para a saúde do meio ambiente.

Compostagem doméstica: como fazer e benefícios

Quais os benefícios de uma composteira?

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade de todo o lixo produzido em casa é orgânico. Isso significa que a maior parte do resíduo que produzimos é formado por cascas de frutas, verduras e outros rejeitos alimentares. Alguns exemplos são: borra de café, sachês de chá, casca de banana, arroz cozido e cascas de mandioca.

Todo esse resíduo, quando descartado em aterros e lixões, acabam produzindo efluentes que contaminam solos, lençóis freáticos e atmosfera, agravando a qualidade de vida. Além de ocuparem uma grande quantidade de espaços, os resíduos sem tratamento acabam produzindo gás metano. A substância é cerca de 25 vezes mais prejudicial para o efeito estufa do que o gás carbônico.

Poluição do solo: conheça causas e consequências

Se todo o resíduo orgânico produzido no Brasil fosse tratado com compostagem, seria possível evitar emissões de gás metano. Através da produção de cerca de 37,5 toneladas de húmus por ano. Isso poderia reduzir espaços ocupados em aterros e lixões e a poluição dos solos, dos lençóis freáticos e da atmosfera.

Além de proporcionar essas vantagens para o ambiente, adquirir uma composteira pode trazer benefícios pessoais. Um estudo mostrou que o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea.

Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Minhocas

Na vermicompostagem, a transformação do resíduo em húmus, ou adubo orgânico, é feita por seres detritívoros e decompositores, os vermes. Nesse grupo se destacam as minhocas californianas, pois têm maior capacidade de adaptação às condições de cativeiro e à alta produção de adubo orgânico.

Como criar minhocas californianas de composteira
Minhocário: para que serve e como funciona

As minhocas, que são aceleradoras do processo de compostagem, são animais limpos, não transmitem doença e podem ser criadas na composteira dentro de casa. Além da minhoca, o piolho-de-cobra também é um ótimo agente de decomposição que você pode ter na sua composteira.

Como funciona uma composteira?

Para entender, de forma resumida, como funciona a composteira, dê uma olhada no vídeo produzido pelo canal do Portal eCycle:

Basicamente, a composteira doméstica convencional é formada por três caixas empilhadas, uma pequena quantidade de composto contendo muitos micro-organismos e algumas minhocas californianas.

As duas caixas de cima da composteira servem como depósito para os resíduos domésticos (que devem ser colocados em pequenos tamanhos). É nessas caixas digestoras que as minhocas e os micro-organismos presentes atuarão para transformar os resíduos em um adubo orgânico rico em nutrientes. Isso, em processo que dura cerca de dois meses.

A última caixa serve como coletora do chorume, que também pode ser chamado de adubo líquido ou biofertilizante. A substância também pode ser utilizada como pesticida natural.

Diferente do chorume produzido em aterros e lixões, o chorume da composteira doméstica não é tóxico. Para retirá-lo, basta abrir a torneira que fica na parte inferior da última caixa. Já para utilizá-lo como fertilizante diretamente no solo, é preciso dissolver cada parte de chorume em dez partes de água. 

Para utilizá-lo como pesticida natural, dissolva o chorume em água na proporção de meio a meio. Borrife nas folhas dos vegetais no final da tarde, para não haver queimadura de sol nas plantas.

Aprenda como fazer inseticida natural

Na primeira caixa da composteira fica uma camada fina de terra e minhocas; é nessa primeira caixa que devem ser depositados os resíduos. 

Cada vez que forem adicionados resíduos orgânicos produzidos na composteira é preciso cobri-los com matéria seca. Esses materiais podem ser restos de folha, madeira ou serragem natural sem verniz. Para, assim, evitar umidade em excesso.

Melhor local

Em condições adequadas de umidade, temperatura e aeração, o processo de compostagem ocorre eficazmente. Por isso, a composteira não deve ficar em local onde bata muito sol, uma vez que muitos fungos, bactérias e actinomicatos não sobrevivem à temperaturas acima de 70 ºC. Por outro lado, se a composteira ficar à sombra, o material ficará muito úmido, o que também não é desejado. Neste caso é preciso equilibrar a umidade com o acréscimo de matéria seca, como folhas secas e serragem.

É importante que haja este controle de umidade da composteira. Até porque se a quantidade de água for elevada, o ambiente ficará pobre em oxigênio e produzirá mal cheiro, atraindo moscas. A umidade ideal é entre 50 e 60%. Uma forma de avaliar é apertar o material na mão e checar se escorrem poucas gotas, neste caso a umidade está adequada.

Quais alimentos podem ser colocados na composteira?

Foto de Denise Nys no Pexels

Em geral, é possível colocar os resíduos orgânicos (matéria orgânica) na composteira. Há muitos resíduos alimentares que podem ser colocados na composteira, como frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo. Materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel e palitos de fósforo também podem entrar na composteira doméstica sem problemas. Se você utiliza palitos de dente, tome o cuidado de amassar as pontas para não ferir as minhocas.

Folhas de jornais e revistas não são materiais indicados para ir ao sistema da composteira. Isso, pois são feitos com materiais nocivos, como os bisfenóis, e têm muita tinta. Frutas cítricas e temperos fortes como folhas de louro e cascas de alho e cebola devem ser colocados com moderação.

Folha de louro: para que serve e benefícios do chá

Carnes de qualquer espécie, laticínios, óleos, gorduras, papel higiênico usado, fezes de animais domésticos, sal e pimentas não devem ser colocados na composteira doméstica. Para saber mais sobre o tema, dê uma olhada na matéria:

O que pode ser colocado na composteira doméstica

Tipos de composteira

Existem diversos modelos de composteira. No mercado estão disponíveis o modelo convencional, o modelo humi e o modelo automático. A composteira convencional está disponível em diversos tamanhos de acordo com a necessidade de cada família.

Convencional

Esse modelo de composteira normalmente vem com três caixas. No entanto, é possível adicionar mais caixas ou escolher modelos menores ou maiores de acordo com a necessidade de cada família. Como explicado, a primeira caixa é a caixa de depósitos de resíduos, e a última é para a coleta do chorume.

Com exceção da última caixa, todo o restante possui furos na parte de baixo para que as minhocas possam circular e o chorume escorrer. Quando a primeira enche, ela é trocada pela caixa do meio. Quando todas as caixas de depósito estiverem cheias, aquela que encheu primeiro deve ter o composto pronto retirado e assim vai.

Humi

O modelo de composteira Humi é muito parecido ao modelo convencional. Entretanto, ele possui mudanças de adaptação, como pés altos para facilitar a retirada de chorume, superfície lisa para facilitar a limpeza, tampa levemente arqueada para evitar o acúmulo de água, encaixe que segura a tampa presa à composteira

Além da elevação no fundo das caixas que evita que as minhocas sejam esmagadas quando a caixa for colocada no chão, furos laterais que permitem a troca de oxigênio, entre outras adaptações. O modo de funcionamento é semelhante ao modelo convencional.

Automático

O modelo automático é mais indicado para quem quer fazer a compostagem doméstica sem a utilização de minhocas. Neste modelo, a compostagem é feita unicamente por micro-organismos. 

A grande vantagem da composteira automática é que ela não requer o acréscimo de matéria seca (como a serragem). Diferente da composteira convencional, que leva dois meses no processo de produção do húmus, ela leva apenas um dia. O único cuidado necessário é não exceder a quantidade de resíduo indicada.

O modelo de composteira automática Terraform Kitchen é um aparelho compacto que pode ser instalado em qualquer ambiente doméstico. Ele não traz problemas com insetos e odores indesejados e não requer manutenção.

Como fazer uma composteira doméstica?

Para aprender como fazer uma composteira, siga o nosso passo a passo na matéria:

Como fazer uma composteira doméstica com minhocas

Mas se você prefere adquirir uma composteira pronta, é possível fazer isso na loja eCycle. Lá você encontra diferentes modelos e composteira, além de acessórios para realizar a compostagem.

Gostou das informações? Está esperando o que para colocar em prática a compostagem e contribuir para a redução da sua pegada ambiental? Compartilhe esse conteúdo!

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais