Nomeação foi anunciada nesta terça-feira (17) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos
Por Gov.Br | Representantes da comunidade científica do país celebraram a nomeação do pesquisador Ricardo Galvão para a presidência do CNPq anunciada nesta terça-feira (17) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Segundo a presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Mercedes Bustamante, a nomeação de Ricardo Galvão representa um grande ganho para a comunidade científica. “O CNPq é uma agência central para a comunidade, o financiamento e a evolução da ciência brasileira. E hoje a gente tem, com essa nomeação, a oportunidade de alavancar a atuação do CNPq”, disse.
Ela também reforçou a importância da parceria entre as duas entidades. “A comunidade recebe o Galvão de braços abertos. Entre o CNPq e a Capes, teremos nos próximos anos, uma grande oportunidade de trabalho em conjunto”, completou Bustamante.
Também presente no auditório do CNPq, o presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Renato Janine Ribeiro, afirmou que o dia de hoje é para celebrar a ciência nacional. “Temos um governo que defende a ciência, defende a educação, a saúde, a cultura, o meio ambiente e a inclusão social.”
Já a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, destacou que Ricardo Galvão é uma marca da ciência brasileira. “Só posso dizer que hoje é um dia de muita alegria e esperança neste Brasil que já deu certo”, celebrou a presidente.
Este texto foi originalmente publicado por Gov.Br de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.