O chá para enxaqueca é uma forma de aliviar ou prevenir os sintomas da condição de maneira natural
O chá para enxaqueca é um tratamento complementar para as dores de cabeça. A enxaqueca é uma forte dor na região da cabeça, que acompanha sintomas de náusea, vômito e sensibilidade à luz. Os cuidados são feitos com remédios, mas podem ser complementados com chás para diversos tipos de dor de cabeça.
Para saber mais sobre a condição, confira a matéria: “O que é enxaqueca e seus sintomas?”.
Os chás para enxaqueca são bebidas com propriedades analgésicas, antiestresse, anti-inflamatórias e que relaxam os músculos. Antes de fazer o uso desse remédio caseiro, certifique-se com um médico se é seguro fazer a ingestão — de acordo com seu quadro de saúde. O chá para enxaqueca não substitui o tratamento com medicação prescrita por um profissional da saúde.
Qual o melhor tipo de chá para enxaqueca?
Confira a seguir alguns chás que ajudam a aliviar os sintomas da enxaqueca:
Chá de salgueiro branco
A planta Salix Alba é conhecida como salgueiro-branco e é comumente usada como chá para enxaqueca. Ela é rica em salicilina, uma substância que se assemelha a aspirina e que tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Essas propriedades são responsáveis pelo alívio da dor de cabeça.
Ingredientes
- 1 colher de chá de casca de salgueiro seca picada
- 1 xícara de água
Modo de preparo
Ferva a água junto da casca do salgueiro por aproximadamente dez minutos. Coe o líquido que ficar, espere esfriar e beba.
Chá de gengibre
O chá de gengibre é um dos remédios naturais para enxaqueca mais populares. Seus benefícios se dão pelas propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações, causadoras da dor de cabeça. Um estudo, publicado pela revista Phytotherapy Research, apontou que o pó de gengibre é mais eficaz no tratamento de enxaqueca que medicamentos comuns.
Além disso, a raiz é rica em gingerol, shogaol, zingerona, e propriedades antieméticas, que ajudam a aliviar a sensação de vômito e náusea.
Ingrediente
- 1 rodela de gengibre cortada com 1 centímetro
- 1 xícara de chá de água fervente
Modo de preparo
Ferva o gengibre e a água por pelo menos cinco minutos em uma panela. Depois disso é preciso coar o líquido, deixar esfriar e servir a bebida.
Chá de cravo
O cravo é uma especiaria comumente adicionada em versões cafeinadas e com ervas de chai indiano. Devido às suas propriedades antivirais, antimicrobianas e analgésicas, o chá de cravo é ideal para aliviar uma crise de enxaqueca. Além de ser uma boa alternativa para quem quer evitar um resfriado.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de cravo
- 1 litro de água fervente
Modo de preparo
Ferva a água e os cravos em uma panela por uns dez minutos e depois desligue o fogo. Coloque o líquido para coar, deixe esfriar e sirva.
Chá de camomila
O efeito de relaxante muscular e calmante do chá de camomila é gerado por uma substância chamada apigenina. Por esse motivo, o chá de camomila, e o seu óleo essencial, é usado para aliviar sintomas de enxaqueca, que resultam do acúmulo de estresse, tensão, insônia e ansiedade.
Ingredientes
- 1 colher de chá de flor de camomila fresca ou desidratada
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicione as flores na água fervente e deixe por uns cinco minutos. Desligue o fogo quando o tempo passar, esperar esfriar, coe o líquido e sirva.
Chá de açafrão-da-terra
O princípio ativo do açafrão-da-terra é a curcumina, conhecida por seus efeitos neuroprotetores e anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir as dores de cabeça. O açafrão também adiciona um tom dourado para o chá e um gosto único, que o torna mais interessante.
Ingredientes
- 1 colher de chá de açafrão-da-terra
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Misturar a água fervente com o tempero, até que os dois se misturem bem. Esperar esfriar e servir.
Chá de hortelã-pimenta
As propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, calmantes, e as substâncias mentol e mentona auxiliam no alívio da enxaqueca. Além dos chás de enxaqueca, o hortelã-pimenta pode ser aplicado como óleo essencial na região da cabeça, para aliviar a tensão e o estresse muscular.
Ingredientes
- 2 colheres de hortelã-pimenta fresca
- 1 xícara de chá de água fervente
Modo de preparo
Coloque as folhas de hortelã-pimenta para ferver com a água e deixe por cerca de dez minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Coe o líquido e sirva.
Chá de lavanda
A lavanda é uma planta medicinal antiga, conhecida por suas propriedades calmantes e analgésicas. Ela é comumente usada em aromaterapia, também para tratar dor de cabeça, mas pode ser um chá para enxaqueca.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de flor de lavanda picada
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicione as flores a água fervente e deixe por cerca de dez minutos. Deixe esfriar e coe o líquido. Sirva a bebida.
Chá de tanaceto
A Tanacetum Parthenium, uma planta medicinal rica em flavonoides, sesquiterpenos e óleos voláteis, é uma ótima base para fazer chá para enxaqueca. O chá de tanaceto pode ajudar a tratar os sintomas devido aos efeitos analgésicos e antiinflamatórios em sua composição.
Ingredientes
- 1 colher de chá de partes aéreas de tanaceto
- 1 xícara de chá de água fervente
Modo de preparo
Ferva a água, tire do fogo e adicione a planta. Deixe repousar na água, com a panela tampada, por dez minutos, espere esfriar e coe o chá. Sirva.
Cuidados ao ingerir chá para enxaqueca
Alguns chás para enxaqueca possuem contra indicações. Chás como a lavanda, camomila e tanaceto podem afetar a amamentação e não foram testados em gestantes. Nesses casos, deve ser evitado o consumo da bebida.
Pessoas que tomam anticoagulantes também devem ser cuidadosas. Antes de fazer o uso desse tratamento, entre em contato com um profissional de saúde e peça aconselhamento.
Quando a enxaqueca é preocupante?
A dor de cabeça é uma condição comum que afeta diversas pessoas. Entretanto, ela pode indicar problemas maiores. Se o consumo dos chás ou de medicamentos não forem o suficiente para tratar a enxaqueca, consulte um médico ou outro profissional de saúde.
Os sintomas de que a sua enxaqueca podem ser um problema maior são:
- Náusea
- Vômito
- Problemas de visão
- Formigamento ou dormência nos membros, rosto, pescoço ou cabeça
- Dificuldade em pensar
- Dificuldade na fala
- Problemas de mobilidade
Ao apresentar esses sintomas, entre em contato com um profissional de saúde. As informações contidas neste site não substituem, de maneira alguma, o atendimento médico.