Ousado projeto prevê construção de complexo imobiliário “de cabeça para baixo”, em terreno com solo contaminado
Uma empresa de desenvolvimento imobiliário em Chicago está desenvolvendo um complexo imobiliário subterrâneo na cidade a partir de edifícios em um terreno contaminado, abandonados por velhas siderúrgicas. O ambicioso projeto visa atrair novos empreendimentos para o bairro de Southeast Side, que, no passado, já foi o lar da indústria siderúrgica.
O The Invert deve ocupar um extenso pedaço de terra próximo ao Rio Calumet, no sudeste de Chicago, que costumava abrigar a indústria do aço. No entanto, a área ficou vazia quando as usinas siderúrgicas da região começaram a fechar entre as décadas de 1970 e 1980. Desde então, os contaminantes deixados no solo impossibilitaram novos projetos no terreno.
A solução encontrada foi construir um complexo de edifícios “de cabeça para baixo”. O The Invert foi projetado para ser construído 90 metros abaixo da superfície. Ele evita perturbar o solo contaminado e tem uma segunda vantagem: uma economia de energia de até 75%.
O local pode usar energia geotérmica renovável para aquecimento e resfriamento, e a empresa planeja construir um grande campo solar externo para fornecer eletricidade, incluindo lâmpadas LED que são cuidadosamente projetadas para imitar a luz solar natural para os trabalhadores subterrâneos.
A empresa pretende alugar espaço a vários tipos de inquilinos. Fazendas verticais, que cultivam verduras locais o ano todo, podem querer usar o espaço por causa da economia de energia proporcionada pela localização abaixo do solo. Os data centers também podem se interessar, por causa da segurança do local e da economia nos custos de resfriamento e aquecimento.
Em um estudo econômico, os desenvolvedores estimam que o projeto pode criar milhares de empregos permanentes. Alguns projetos relacionados já existem, incluindo uma instalação de armazenamento escavada em rocha subterrânea em Kansas City.
O The Invert está trabalhando em conjunto com líderes da cidade de Chicago e se reunindo com membros da comunidade enquanto se dedica à conclusão do projeto. A expectativa é que o novo empreendimento possa ajudar a acelerar o processo de limpeza do terreno contaminado.
Se o projeto avançar, a construção deve ser iniciada em 2023, com lançamento previsto para 2025. Confira a seguir um vídeo sobre o The Invert, em inglês.
Veja também:
- Concreto sustentável avança como alternativa para a construção civil
- Tijolo de rejeito é opção segura para evitar rompimento de barragem
- Ferrock: uma possível alternativa sustentável ao cimento
- Como ocorre o processo de produção do cimento e quais são seus impactos ambientais?
- Clínquer: o que é, impactos ambientais e alternativas
- Como fazer uma construção sustentável
- Tijolo ecológico: o que é e seus benefícios