Famosa por ser uma das cidades que mais inova em termos de tecnologias sustentáveis no mundo, São Francisco, nos EUA, não poderia ficar atrás quando o assunto é modernização de aeroportos. O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO, na sigla em inglês) está em fase final de reforma, orçada em US$ 383 milhões, e que deve influenciar movimentações adjacentes em outras partes do mundo. Até 2020, o aeroporto planeja ser neutro em emissões de carbono.
As principais alterações ocorrerão no segundo terminal, o T2, que será reaberto em 14 de abril e terá o selo do U.S. Green Building Council’s Leadership in Energy and Environmental Design, mais conhecido como certificação LEED. Com as mudanças, as emissões de carbono devem cair 1,6 toneladas anualmente.
O T2, de 640 mil metros quadrados, será a base para voos domésticos de duas empresas, além de ter a intenção de educar os seis milhões de visitantes anuais do aeroporto sobre atitudes sustentáveis. O diretor do SFO, John Martin, afirma que o novo aeroporto tem o objetivo de agradar os viajantes modernos de hoje e do futuro, que esperam sustentabilidade, conforto e conveniência.
O T2 usa equipamento de iluminação eco-eficiente. Estima-se que 1,6 toneladas de gases causadores do efeito estufa deixem de ser emitidos por ano.
O novo design do T2 valoriza a luz natural do sol para reduzir o uso das lâmpadas artificiais.
A empresa que finaliza a reforma do terminal reciclou 90% dos materiais de construção e demolição oriundos das obras. Além disso, o aeroporto já tem um sistema de reciclagem e compostagem e exigirá que todas as empresas de alimentos que se instalem no SFO façam compostagem dos restos de comida.
O aeroporto contará com “estações de hidratação” para encorajar os usuários a reutilizarem suas garrafas de água.
Os novos encanamentos do T2 são muito eficientes. Eles usam 40% menos água do que os encanamentos normais. Além disso, o sistema de encanamento é duplo. Assim, água desperdiçada pode ser reutilizada nos sanitários.
Os comerciantes de alimentos do aeroporto se comprometerão a vender comida orgânica sempre que possível.
A renovação utilizou materiais reciclados para fazer o piso e usou tintas de baixa emissão. Muitas estruturas do prédio antigo foram mantidas, o que reduziu a pegada de emissões de carbono do projeto em 12,3 toneladas.
Haverá o acesso por meio de uma passarela de pedestres para conectar os usuários o sistema de metrô de Bay Area.
Também haverá instalações e obras de artistas mundialmente famosos no aeroporto, playground para as crianças, lojas de varejo, um spa e muitos terminais para plugar laptops, além de conexão wireless gratuita.
A direção do SFO adotou a meta de tornar o aeroporto neutro em carbono a partir do ano de 2020. Os ônibus que prestarão serviços ao SFO vão operar à base de biodiesel e o aeroporto dará descontos para os usuários que alugarem carros eco-eficientes. Os passageiros também poderão comprar créditos de carbono em um terminal para neutralizar a emissão de suas viagens.
É sempre bom lembrar que o uso de combustíveis para aeronaves é um grande causador de emissões de CO2. Iniciativas como essa são muito importantes, mas ainda não resolvem o problema com esse tipo de combustível.
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