A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva, uma membrana que cobre a parte branca dos nossos olhos – o problema deixa os olhos vermelhos e com secreção. Geralmente apenas um olho é afetado, mas a conjuntivite pode ocorrer nos dois olhos, especialmente quando se esfrega o olho afetado e depois se coloca a mão que está saudável.
A conjuntivite viral é altamente contagiosa e é causada por um micro-organismo que infecta a membrana que reveste o olho, causando dor, vermelhidão e secreção.
A conjuntivite bacteriana é altamente contagiosa e seus sintomas são mais intensos; a secreção é mais espessa, semelhante ao pus.
A conjuntivite alérgica não é transmissível e afeta pessoas que são propensas a terem alergias, como as pessoas que sofrem de rinite e bronquite, geralmente ocorre no outono ou primavera, quando há muito pólen espalhado pelo ar. A conjuntivite alérgica pode ser causada também pelo efeito adverso de alguns medicamentos.
Outras causas para a conjuntivite podem ser a poluição, a fumaça, o cloro da piscina, produtos de limpeza, maquiagens ou objetos compartilhados.
Os sintomas de conjuntivite variam de acordo com o tipo da doença.
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para que você se previna de pegar conjuntivite, confira:
Para cada tipo de conjuntivite há um tratamento específico. No caso da conjuntivite bacteriana, o tratamento inclui o uso de antibióticos e colírios prescritos por um médico. Os corrimentos de pus devem ser removidos diariamente das pálpebras com algodão hidrófilo úmido com água fria, com a limpeza partindo do lado externo ao interno de cada olho. Para a conjuntivite viral, ainda não existem medicamentos eficazes, mas ela pode ser tratada mantendo o olho limpo e umedecido. No caso da conjuntivite alérgica, ela pode ser tratada por meio de anti-histamínicos – o ideal é identificar o causador da alergia e evitar o contato ou exposição.
Se você suspeitar que está com conjuntivite, procure atendimento médico, pois só um/a profissional poderá diagnosticar e passar os remédios para tratar corretamente a conjuntivite. Existem colírios que se utilizados podem agravar mais ainda o problema.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais