Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda o que é a conscientização climática e como ela pode ser ensinada

A conscientização climática é definida como a preocupação e a crença na questão das mudanças climáticas

Em geral, uma pessoa com consciência climática acredita nos efeitos das mudanças climáticas, seus impactos no meio ambiente e na vida humana, e também trabalha para mitigar seus efeitos.

Porém, o termo também pode englobar outros fatores. Por exemplo, para Kuthe e seus colegas, a conscientização sobre as mudanças climáticas possui cinco aspectos:

  • Conhecimento
  • Comportamento favorável ao clima/meio ambiente
  • Ações multiplicativas
  • Atitude
  • Preocupação pessoal

Os aspectos da conscientização climática 

A pesquisa de Kuthe foi focada na disposição dos jovens ao entendimento sobre as questões climáticas. Isso se dá, principalmente, ao fato de que gerações futuras são mais propensas a sentir os verdadeiros impactos das atividades humanas sobre o clima. 

Para medir a conscientização climática de cada indivíduo, Kuthe e seus colegas analisaram cinco fatores principais: 

Conhecimento

Ter conhecimento sobre o aquecimento global, suas causas e consequências e sobre a importância desse debate na população pode contribuir para a formação de uma consciência climática. Com esse entendimento, mais pessoas, além dos jovens, são impulsionados a tomar ações em prol ao meio ambiente e promover questões sobre o clima. 

Comportamento favorável ao clima/meio ambiente

Ao entender melhor os impactos das mudanças climáticas através do conhecimento, é possível tomar ações que são favoráveis ao meio ambiente. Saber quais são as principais fontes de emissões de gases do efeito estufa, por exemplo, ajuda um indivíduo a escolher ações menos impactantes em seu dia a dia. 

Ações multiplicativas

Os jovens, segundo o estudo, possuem uma grande capacidade de influência sobre os outros. Essa influência positiva, quando direcionada às questões ambientais, pode promover o conhecimento de outras pessoas sobre a consciência climática, que se unem para criar ações colaborativas em prol ao meio ambiente. 

Atitude

Uma atitude positiva compreende, por exemplo, a percepção da capacidade de alguém mudar o seu comportamento, ou o senso de responsabilidade sobre o meio ambiente e sobre as questões climáticas. 

Preocupação pessoal 

A questão da preocupação pessoal é pertinente às gerações futuras. Como mencionado anteriormente, os jovens serão mais impactados sobre as mudanças climáticas no futuro. Portanto, sentem uma preocupação maior de como essas mudanças vão impactar suas vidas cada vez mais. 

No entanto, a preocupação pessoal sobre o clima não é restrita às gerações mais novas. De fato, a preocupação diante da crise climática decorrente do aquecimento global não é um evento recente. Por isso, o termo “eco-ansiedade” foi criado, ajudando a categorizar diversas pessoas que compartilham do mesmo medo.

Como promover a conscientização climática? 

Um grupo de cientistas criou uma ferramenta que pode ajudar a aumentar a conscientização climática e a ação climática, destacando temas de mensagens que se mostraram eficazes através de pesquisas experimentais. A pesquisa foi publicada na revista Science Advances.

A ferramenta foi desenvolvida a partir de uma pesquisa que envolveu participantes de 63 países.

“Testámos a eficácia de diferentes mensagens destinadas a abordar as mudanças climáticas e criamos uma ferramenta que pode ser utilizada tanto por legisladores como por profissionais para gerar apoio à política climática ou para encorajar ações”, diz Madalina Vlasceanu, autora principal do artigo.

Chamada de “Climate Intervention Webapp”, a ferramenta leva em conta uma série de públicos-alvo nos países estudados, que vão desde a nacionalidade e ideologia política até à idade, género, educação e nível de rendimento, para criar conteúdos sobre as mudanças climáticas que ajudam o público a desenvolver uma conscientização climática

“Para maximizar o seu impacto, os decisores políticos e os defensores podem avaliar quais as mensagens mais promissoras para os seus públicos”, acrescenta a autora do artigo Kimberly Doell, cientista sênior da Universidade de Viena que liderou o projeto com Vlasceanu.

Letramento climático: o que é e sua importância

Qual é a importância da conscientização climática 

As mudanças climáticas são processos graduais, que são agravados em sincronia com a exploração e destruição do meio ambiente. O fenômeno de aquecimento do planeta ocorre desde 1750, o que coincide com o início da Revolução Industrial, portanto, pode-se indicar que as principais causas desses efeitos são as ações humanas. 

Por outro lado, as transformações na humanidade garantidas após a Revolução Industrial também possibilitaram a consciência de ações que podem reverter esses efeitos. E, embora grande parte dessas soluções derivem de atividades em escala global, como a redução de emissões de gases do efeito estufa, ações individuais também podem ajudar.

A reversão dos impactos humanos no meio ambiente requer, principalmente, o envolvimento de corporações e do governo. No entanto, a criação de indivíduos conscientes também pode ajudar. Portanto, a conscientização climática é um dos passos mais importantes na mitigação contra os efeitos negativos das mudanças climáticas. 

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas 

No dia 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, instituído no dia 2 de dezembro de 2011 pela LEI Nº 12.533.

A data tem o objetivo de refletir sobre a importância da conscientização climática dentro da mitigação das mudanças climáticas. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais