Atualmente, há uma meta no estado do Rio de Janeiro de plantar 18 milhões de mudas de árvore. Isso significa restaurar seis mil hectares de áreas degradadas. Para auxiliar o desempenho, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) instalou um painel eletrônico que contabiliza os números de plantios.
O contador foi colocado em um muro da Fundação Jardim Botânico, que é um grande ponto turístico da capital fluminense. O sistema, instalado sobre uma planta, está interligado a um site interativo em que a população pode registrar suas contribuições e acompanhar as estatísticas em todo o estado, sabendo inclusive quem realizou o plantio, em qual cidade e de qual espécie.
A meta estabelecida partiu de um estudo da consultoria MGM Innova, contratada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela SEA. Ela partiu do nível de emissões de gases-estufa que a cidade terá devido à realização das Olimpíadas do Rio de 2016. O compromisso foi estabelecido pelos governos federal, estadual e municipal do Rio com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Das 18 milhões de mudas que devem ser plantadas, 16 milhões serão espécies nativas da Mata Atlântica e 2,5 milhões serão seringueiras. Clique aqui para saber a evolução do plantio.
Veja também:
–Mata Atlântica é tema de jogo educativo para Facebook
–FAPESP e Fundação Boticário se unem para pesquisar impacto das alterações climáticas na Mata Atlântica
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais