Publicações didáticas criadas por pesquisadores da USP buscam explicar com uma linguagem simples e acessível questões ambientais que estão sendo discutidas no meio acadêmico; materiais podem ser baixados gratuitamente
Por Jornal da USP – “Os jovens irão viver uma parte do século que seus pais não viverão e na qual estão colocados enormes desafios em que eles mesmos terão que ser protagonistas.” A frase do pesquisador Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no final de 2021, aponta para a preocupação dos especialistas em temas ambientais para tratar das emergências climáticas para além dos laboratórios de pesquisa.
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens.
Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP:
Em busca do protagonismo juvenil
A proposta do e-book gratuito Novos Temas em Emergência Climática é reunir diversos assuntos relacionados às emergências climáticas, tratando do tema de forma interdisciplinar e com sugestões práticas de ações, visando ao protagonismo juvenil.
“É importante que as pessoas entendam que os efeitos e as consequências das emergências climáticas não são absolutamente democráticos. Elas afetam algumas pessoas muito mais do que outras”, destaca um dos organizadores do livro. Nesse sentido, as soluções propostas no e-bookreivindicam a ideia de justiça climática, um processo que compensa as mudanças ambientais levando em consideração a forma como cada grupo é atingido.
A publicação é destinada a educadores e estudantes da educação básica e conta com a participação de pesquisadores da área de sustentabilidade — entre eles, os professores da USP Marcos Buckeridge, Paulo Artaxo, Pedro Henrique Campello Torres, Pedro Roberto Jacobi e Tércio Ambrizzi. A obra é organizada pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (NapMC/Incline) e pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e está disponível gratuitamente para download neste link.
Para saber mais sobre a publicação clique aqui.
Viagem pelo universo climático
O e-book gratuito Mudanças Climáticas e a Sociedade tem a proposta de fornecer conhecimento confiável e de qualidade, com base em pesquisas científicas, sobre as questões ambientais e urgentes que o planeta enfrenta atualmente. Ele faz parte de um projeto da equipe do professor Tercio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.
“O tema das mudanças climáticas tem estado na mídia já há algum tempo mas muitas pessoas não compreendem o que realmente significa. Por exemplo, qual a diferença entre mudanças climáticas e aquecimento global? O ser humano é mesmo o responsável por estas mudanças?”, explica o professor Ambrizzi. O livro também explica como distinguir clima e tempo e como ter certeza que o clima está de fato mudando.
Além da publicação, os pesquisadores também elaboraram um site educativo que tem vários recursos para o aprendizado. O internauta pode navegar pelo “universo climático”, num loop que relaciona como o clima impacta a sociedade e como a sociedade impacta o clima.
É possível baixar o livro neste link. Para saber mais clique aqui.
Os conteúdos disponíveis no site são: fatores que influenciam o clima da Terra; o clima atual do Brasil nas diferentes estações do ano e em termos de temperaturas; as evidências científicas que mostram que o clima está mudando devido ao aquecimento global, resultante das ações humanas; os principais impactos projetados para o clima no Brasil para o final deste século; e como as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente podem influenciar o desenvolvimento de doenças infecciosas que trazem inúmeros prejuízos para a sociedade.
Acesse o site em www.climaesociedade.iag.usp.br
Conhecimento sobre os oceanos
Com linguagem acessível e mais de 300 fotos e ilustrações, o livro Baleias e Golfinhos no Litoral Paulista: estórias que contam uma bela história reúne informações sobre os mamíferos aquáticos e mostra a importância da conservação dessas espécies para a sustentabilidade dos oceanos.
Em uma linguagem didática, são apresentadas as histórias por trás das pesquisas produzidas pelo professor Marcos César de Oliveira Santos, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, ao longo dos 20 anos que ele estuda o assunto. São 35 capítulos que mesclam a apresentação das espécies que frequentam o litoral de São Paulo com experiências pessoais.
“Temos a missão de trazer o conteúdo do oceano para a sala de aula, para os jovens não passarem o que passei, quando eu queria estudar baleias e golfinhos e não tinha como, não tinha uma referência, uma orientação e acabei me tornando autodidata”, diz o pesquisador.
O livro está disponível de forma gratuita na internet e pode ser baixado na versão de alta qualidade ou numa versão compactada neste link. Saiba mais clicando aqui.
Professor Polvo e a relação dos homens com a natureza
Disponível na Netflix com classificação livre, o documentário Professor Polvo trata de questões ambientais com a história de um cineasta que desenvolve uma improvável relação de confiança com um polvo. O professor do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e educador ambiental Alexander Turra explica no vídeo da série Filme com o Especialista como as características corpóreas e evolutivas dos polvos favoreceram sua relação com os humanos. Ele também trata do filme como pano de fundo para questionar a relação dos humanos com a natureza e os oceanos.
Clique no player a seguir e para saber mais clique aqui.
Saberes tradicionais e conhecimento científico
Divulgar a arqueologia e suas especialidades de forma simples, objetiva e divertida para o público infantojuvenil é o objetivo do livro ilustrado Rentchin, escrito pelo pesquisador Rodrigo Elias Oliveira, do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) da USP.
Ao abordar a história de um jovem indígena que ingressa na universidade e trilha seu caminho unindo os saberes tradicionais ao conhecimento acadêmico, mostra a importância da relação das comunidades indígenas com a natureza e o planeta.
A transformação do curumim em um grande arqueólogo, com algumas pessoas que se mostram fundamentais para seu entendimento do mundo – como o pajé, a professora de ciências, seus amigos de faculdade e o seu bisavô -, representa um processo de valorização da cultura popular e do desenvolvimento científico.
O livro pode ser solicitado pelo Projeto Salivar, também desenvolvido pelo autor, pelo e-mail projetosalivar@gmail.com ou telefone (11) 97119-9091.
Este texto foi originalmente publicado porJornal da USP de acordo com alicença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original.