Cooktop: o que você precisa saber antes de comprar

Compartilhar

O cooktop é um eletrodoméstico linha branca composto apenas pela parte de cima do fogão. Assim, o cooktop e o fogão desempenham a mesma função, porém o primeiro precisa ser instalado em uma bancada planejada que suporta altas temperaturas. Além disso, ele não possui um forno embutido.

O que você precisa saber antes de comprar um cooktop?

No geral, quando falamos de “cooktop”, pensamos no cooktop por indução. Porém, ele também pode ser a gás ou elétrico. Confira mais sobre cada um:

Cooktop a gás

Foto de Eduardo Pastor na Unsplash

Ele funciona da mesma forma que um fogão a gás. Nele, é usado o Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) ou o gás natural. Ao acionar o botão, o gás é liberado, entrando em contato com o oxigênio por meio de um sistema de ignição. Assim, o fogo é criado.

Um dos principais problemas desse modelo de fogão cooktop é o uso dos gases. Isso porque eles são originários de combustíveis fósseis e provocam poluição interna, pois liberam diversos gases do efeito estufa.

Cooktop elétrico

Imagem por Douglas Sacha / Getty Images

Um outro modelo é o cooktop elétrico. Ele não libera nenhum gás poluente, mas utiliza a energia elétrica do estabelecimento. Ele obtém o seu calor de uma fonte centralizada, normalmente bobinas de cobre por baixo da superfície do cooktop

Quando uma corrente elétrica aquece as bobinas, elas transferem esse calor para a superfície do fogão por condução térmica. Assim, forma-se um brilho infravermelho no formato das bocas da superfície.

Então, essa energia radiante aquece os utensílios de cozinha, que transferem o calor para os alimentos.

Cooktop por indução

Young man cooking meat on grill pan at home in the kitchen.

Os cooktops de indução funcionam com eletricidade, assim como os elétricos. A diferença é que a tecnologia de indução utiliza um campo magnético para transferir a eletricidade diretamente para uma panela e não para a superfície do fogão cooktop. Assim, a superfície é fria ao toque, mesmo quando está ligada.

Quais as vantagens e desvantagens do cooktop?

No geral, as vantagens resumem-se em um melhor aproveitamento de espaço em sua cozinha. Isso porque o cooktop pode vir em diferentes tamanhos e podem ser instalados em qualquer lugar da bancada. Porém, não oferecem a função de forno.

Confira abaixo as vantagens e desvantagens do fogão cooktop por tipo:

Cooktop a gás

No geral, o cooktop a gás é considerado o mais barato entre os três tipos existentes. Isso porque ele é o mais difundido globalmente e utiliza de uma tecnologia mais simples, isto é, o uso de gás.

Apesar disso, os gases utilizados para o funcionamento do fogão cooktop – Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) ou gás natural – podem causar poluição em ambientes internos.

Isso porque a queima do GLP cria calor, que faz com que as partículas de nitrogênio e oxigênio se liguem, formando dióxido de nitrogênio (NO2). Além disso, acredita-se que utilizar esse gás para cozinhar também libera monóxido de carbono (CO). Todos eles têm vários impactos negativos na saúde e podem afetar os sistemas respiratório e cardiovascular.

Por fim, a produção de gás natural é um grande emissor de metano (CH4), um potente gás do efeito estufa. Um estudo da Universidade de Stanford concluiu que as emissões de metano dos fogões a gás (mesmo quando estão desligados) podem emitir o equivalente à poluição de meio milhão de automóveis.

Fogão a gás: ameaça silenciosa para o ar doméstico

Cooktop elétrico

Além de evitar poluição interna por gás, esse tipo de cooktop é vantajoso pela sua instalação simples. Alguns ainda gostam do calor produzido pelo cooktop, pois ele permanece quente mesmo depois de desligar. O calor residual pode ser utilizado para manter os alimentos quentes ou para completar a cozedura sem gerar energia em excesso.

No entanto, ele também pode ocasionar queimaduras acidentais, já que sua superfície inteira é aquecida. Os fogões cooktops elétricos também demoram mais tempo para aquecer e as bocas podem, por vezes, fornecer um calor irregular. Assim, se você utilizar uma panela menor do que a superfície aquecida, uma parte da energia pode ser desperdiçada.

Cooktop por indução  

O cooktop por indução cozinha mais rapidamente do que qualquer outra tecnologia existente e consome menos energia. Eles são cerca de 5% a 10% mais eficientes em termos energéticos do que os fogões elétricos. Além disso, uma vez que não há calor residual, esses cooktops resfriam muito mais rápido depois de retirados os utensílios de cozinha, permitindo uma limpeza mais rápida e segura.

Entretanto, esse modelo é geralmente mais caro do que os demais. Ele também funciona melhor com panelas que funcionam com ondas eletromagnéticas. Elas incluem aço inoxidável de fundo liso, ferro fundido ou com fundo triplo. Por isso, se cozinhar com cobre ou alumínio, você precisará mudar suas panelas, resultando em um custo a mais.

Por último, alguns usuários do cooktop queixam-se de que, nas configurações mais altas, o aparelho cria um zumbido alto, especialmente se houver mais do que uma peça na superfície.

O que é melhor: cooktop a gás, elétrico ou por indução?

Ao comparar os três modelos, pode-se dizer que o fogão cooktop por indução apresenta mais vantagens. O cooktop por indução é mais eficiente, fácil de limpar e seguro. Em relação aos demais, ele cozinha mais rápido e as panelas aquecem de forma mais precisa e uniforme.

No entanto, tudo depende da condição financeira e das intenções do consumidor.

Consumo de energia em cooktops elétricos

Mesmo sendo mais eficientes do que um fogão a gás, os cooktops elétricos e por indução podem gastar bastante energia elétrica que, dependendo do país, pode vir de combustíveis fósseis. Por isso, é importante atentar-se à sua matriz energética.

Se sua energia elétrica for abastecida por fontes renováveis, como energia solar fotovoltaica, o impacto ambiental pode diminuir consideravelmente.

Pode colocar cooktop em qualquer lugar?

Tomando os cuidados necessários, o cooktop pode ser instalado em qualquer lugar. O importante é seguir as orientações do fabricante, como o tamanho correto do corte. No geral, os cooktops são amplamente instalados em bancadas de mármore ou granito.

Caso você queira instalá-lo em superfícies de madeira, procure um tipo resistente a altas temperaturas e que não manche com facilidade.

Descarte de cooktop

Independente do tipo, os fogões cooktops velhos e inviáveis de conserto devem ser destinados corretamente. Essa destinação começa pela conscientização do consumidor, que deve realizar o descarte de cooktop em locais apropriados.

Você pode solicitar um orçamento gratuito para a retirada e descarte correto e certificado de seu cooktop preenchendo o formulário abaixo:

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais