As cores realmente influenciam a temperatura de sua casa? Confira as cores que refrescam o ambiente
A temperatura da sua casa está diretamente relacionada à absorção de calor, portanto, existem certas cores que refrescam o ambiente. De acordo com uma pesquisa da Penn State College, tons claros podem refletir o calor para longe do ambiente, proporcionando maior refrescância em dias quentes.
Em contrapartida, um relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos indica que cores escuras e opacas podem absorver de 70 a 90% da energia radiante do sol, que pode então ser transferida para dentro de casa.
Portanto, incorporar as cores que refrescam o ambiente na sua casa pode ser um método natural e econômico de resfriamento durante o verão. Assim, é possível evitar o uso de eletricidade através de ventiladores e ar-condicionados, economizando energia e contribuindo para o meio ambiente.
Por que investir em cores que refrescam o ambiente?
Acredita-se que o resfriamento e aquecimento de ambientes podem representar até 45% do uso total de energia doméstica todos os anos.
O ar-condicionado é uma ferramenta que salva vidas durante as ondas de calor extremas. No entanto, apenas cerca de 8% dos 2,8 bilhões de pessoas que vivem nas partes mais quentes – e muitas vezes mais pobres – do mundo atualmente têm esse aparelho em suas casas.
Além disso, esses eletrodomésticos contribuem diretamente para o aquecimento global — o próprio problema que tentam solucionar. O alto consumo de energia e os fluorocarbonetos usados como refrigerantes destroem a camada de ozônio.
Desse modo, investir em métodos naturais de resfriamento e aquecimento de ambientes com soluções mais baratas e sustentáveis é mais viável para a solução desses problemas.
Cores que refrescam o ambiente externo
Se você habita uma área quente, as cores que refrescam o ambiente são cores claras, especialmente o branco. O branco é a melhor cor quando se trata de refletir o calor do sol para longe de uma casa.
Casas com exteriores brancos transferem menos calor para dentro de casa, tornando-as mais frias e economizando dinheiro nas contas de energia.
Entretanto, ela não é a única cor que pode ajudar a refrescar o ambiente. Veja a seguir as melhores cores para a parte externa da sua casa:
- Branco;
- Rosa claro;
- Amarelo claro;
- Azul claro;
- Verde claro;
A regra geral é apostar em cores em tons pastéis. Contudo, também vale a pena considerar a conservação e manutenção. Pintar sua casa pode levar tempo e precisará ser reparado e repintado no futuro.
Cores que refrescam o ambiente interno
As cores do interior da casa também podem influenciar a temperatura geral do ambiente. Assim como no exterior, tons mais escuros de tinta podem absorver a luz natural, tornando o interior mais quente ou abafado.
As cores que refrescam o ambiente interno são:
- Branco;
- Bege;
- Creme;
- Rosa claro, amarelo ou azul claro.
Tinta camaleão
O camaleão-do-deserto (Chamaeleo namaquensis) inspirou a criação de uma tinta capaz de mudar de cor para otimizar a insolação térmica de residências. Esse animal muda a cor da sua pele para permanecer fresco quando a temperatura externa aumenta e permanece aquecido quando cai.
Nativo do sudoeste da África, o camaleão assume uma cor cinza claro em resposta às altas temperaturas ambientes, prevenindo o superaquecimento e mantendo sua termorregulação equilibrada.
O time de cientistas do Harbin Institute of Technology foi responsável pela criação do “revestimento de resfriamento radiativo adaptável à temperatura” (TARCC, na sigla em inglês). Esse líquido é composto por microcápsulas de fluoreto de polivinilideno — um produto químico que muda de cor em resposta a mudanças de temperatura — e pode ser usado para cobrir telhados e paredes exteriores de casas e outros edifícios.
De acordo com os testes realizados pelo time, quando o filme foi aquecido a 20 ºC , ele começou a mudar da cor cinza escuro para o cinza claro. Ao atingir 30 ºC, tornou-se tão leve que refletiu até 93% da radiação solar.
Em testes em edifícios, as residências que receberam o filme permaneceram mais frescas do que as residências que receberam uma tinta normal. Além disso, o material também foi capaz de alternar entre os estados de aquecimento e resfriamento à medida que as temperaturas externas flutuavam ao longo do dia.