A couve é uma verdura crucífera, com folhas verdes e rica em nutrientes, que pode oferecer uma série de benefícios à saúde de todo o corpo. Os maiores benefícios da couve incluem o suporte ao controle da pressão arterial, melhora da saúde digestiva e proteção contra câncer e diabetes tipo 2.
A couve contém poucas calorias, mas é fonte de fibras, cálcio, vitaminas C e K, ferro e uma ampla gama de outros nutrientes que podem ajudar a prevenir vários problemas de saúde, como os antioxidantes. Os antioxidantes ajudam o corpo a remover toxinas indesejadas que resultam de processos naturais e pressões ambientais, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce.
Como todas as folhas verdes-escuras, as folhas de couve também são ricas em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Os alimentos ricos em folato auxiliam na saúde das unhas, da pele e dos cabelos, além de ajudarem na prevenção de doenças.
E não é só isso: a couve ainda contém muito pouca gordura, mas uma grande parte dela é um ácido graxo ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico, que protege a saúde do coração, da pele e do cérebro.
Com pouquíssimas calorias e rica em fibras, a couve está entre os alimentos mais ricos em nutrientes que existem. Comer mais couve é uma ótima maneira de aumentar drasticamente o conteúdo total de nutrientes de sua dieta.
A couve contém luteína e zeaxantina, uma combinação de antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade. A vitamina C, a vitamina E, o beta-caroteno e o zinco também desempenham um papel importante na saúde ocular – e todos eles são encontrados na couve.
A vitamina C é um importante antioxidante solúvel em água que desempenha muitas funções vitais nas células do corpo. Ela é necessária, por exemplo, para a síntese de colágeno, a proteína estrutural mais abundante do corpo.
A couve é muito mais rica em vitamina C do que a maioria dos outros vegetais, contendo cerca de 4,5 vezes mais do que o espinafre. A verdade é que a couve é, na verdade, uma das melhores fontes mundiais de vitamina C. Uma xícara de couve crua contém ainda mais vitamina C do que uma laranja inteira!
E a boa notícia é que a ingestão adequada de vitamina C mantém o seu sistema imunológico em bom funcionamento e ainda previne uma série de doenças – de resfriados a complicações de saúde mais graves, como o câncer.
A couve é capaz de controlar os níveis de colesterol no sangue – e o colesterol tem muitas funções importantes no corpo. Por exemplo, ele usado para fazer ácidos biliares, que são substâncias que ajudam o corpo a digerir gorduras.
O fígado transforma o colesterol em ácidos biliares, que são então liberados no sistema digestivo sempre que você ingere uma refeição gordurosa. Quando toda a gordura foi absorvida e os ácidos biliares cumpriram seu propósito, eles são reabsorvidos na corrente sanguínea e usados novamente.
Substâncias chamadas sequestrantes de ácidos biliares podem ligar os ácidos biliares no sistema digestivo e impedir que sejam reabsorvidos. Isso reduz a quantidade total de colesterol no corpo. Na verdade, a couve contém sequestrantes de ácidos biliares, que podem reduzir os níveis de colesterol. Isso pode levar a uma redução do risco de doenças cardíacas ao longo do tempo.
Um estudo descobriu que beber suco verde de couve todos os dias durante 12 semanas aumenta o colesterol HDL (o “bom”) em 27% e reduz os níveis de LDL (o “ruim”) em 10%, ao mesmo tempo que melhora os níveis de antioxidantes.
A vitamina K é um nutriente importante para a coagulação do sangue, em um processo que “ativa” certas proteínas e dá a elas a capacidade de se ligar ao cálcio. O conhecido anticoagulante varfarina atua, na verdade, bloqueando a função dessa vitamina.
A couve é uma das melhores fontes mundiais de vitamina K, com uma única xícara crua contendo quase 7 vezes a quantidade diária recomendada. A forma da vitamina K na couve é K1, que é diferente da vitamina K2. O K2 é encontrado em alimentos fermentados de soja e em certos produtos de origem animal. Ajuda a prevenir doenças cardíacas e osteoporose.
O betacaroteno é um antioxidante que o corpo pode transformar em vitamina A. Por esse motivo, a couve pode ser uma forma eficaz de aumentar os níveis dessa vitamina no corpo, que contribui para a melhora da visão, a proteção dos dentes, a formação de colágeno e a renovação celular, entre outras funções.
A couve é um vegetal crucífero, pertencente à mesma família da couve-flor, do brócolis e do repolho. Essa classificação é responsável por sua textura crocante, além de muitos de seus benefícios à saúde, incluindo vitaminas, fibras e capacidade de combater doenças cardíacas.
Mas esses vegetais também têm um lado obscuro: quando comidos crus, eles podem suprimir a produção do hormônio tireoidiano responsável por regular o seu metabolismo. De acordo com o Instituto Linus Pauling, da Oregon State University, esses vegetais contêm progoitrina, um composto que pode interferir na síntese do hormônio da tireoide, e íons tiocianato, que podem suprimir o iodo de que sua tireoide precisa.
Depois de comer uma quantidade extremamente grande de couve crua, você pode experimentar irregularidades hormonais que levam a flutuações no açúcar no sangue, no peso e na saúde metabólica geral.
Não deixe que isso afaste você de uma boa salada de couve eventualmente, mas lembre-se de que, quando consumida crua regularmente e em excesso, ela pode provocar o inchaço da tireoide, geralmente chamado de bócio.
O Environmental Working Group, que avalia uma variedade de produtos todos os anos, colocou a couve em terceiro lugar em sua lista de 2019 de frutas e vegetais com maior risco de contaminação com pesticidas. As pessoas devem lavar bem a couve antes de usá-la.
Algumas pessoas também devem evitar o consumo excessivo de couve pelos seguintes motivos:
Fontes: Medical News Today, Healthline, Mind Body Green e The Daily Meal
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais