Cradle to, Cradle to Cradle, C2C ou ainda, do Berço ao Berço, é um conceito desenvolvido na década de 1970, que posteriormente levou a criação de uma certificação para produtos sustentáveis. Ele diz respeito a um modelo de produção de economia circular, que reaproveita materiais para a fabricação de novos produtos. O seu ciclo de produção é repartido entre o ciclo biológico e ciclo tecnológico que, juntos, compõem o Cradle to Cradle.
Cradle to é um modo de produção em que é priorizado o reaproveitamento de recursos já inseridos na cadeia produtiva para a elaboração de novos materiais. O Cradle to Cradle é um dos conceitos elaborados pela economia circular, um sistema que se contrapõe ao modelo convencional de produção, a economia linear. Ele foi elaborado pelo arquiteto e economista, Walter Stahel, por volta da década de 1970.
Posteriormente, foi desenvolvido pelo químico Michael Braungart e pelo arquiteto Bill McDonough. Assim, Braungart e McDonough criaram a certificação Cradle to Cradle, destinada a produtos sustentáveis.
O Cradle to consiste na ideia de que o recurso ambiental é retirado do “berço” e, após todo o seu ciclo de uso, ele retorna para o ponto de partida, dando início a um novo ciclo. Ele se contrapõe ao modelo do Berço ao Túmulo, ou Cradle to Grave. Este, corresponde ao modo convencional de produção, em que os recursos são descartados na natureza após o uso.
O modelo do berço ao berço converge com os ideais do capitalismo natural. Nesse modelo, o bem-estar humano e a preservação ambiental estão acima do lucro. Além disso, também inclui o conceito de metabolismo.
Para esse modelo, o metabolismo é o processo em que os recursos naturais extraídos são devolvidos para o ambiente sem gerar danos. Por sua vez, os recursos devolvidos podem ser novamente utilizados para o processo produtivo. Dessa forma, cria-se uma espécie de ciclo, que pode ser dividido em biológico e tecnológico.
O ciclo biológico corresponde ao ciclo de vida natural presente no meio ambiente. Nele, os recursos utilizados para a fabricação são provenientes da natureza. Eles são recuperados após o seu uso e regenerados, possibilitando uma nova fabricação.
Enquanto isso, o ciclo tecnológico diz respeito à fabricação de um produto que, assim como no ciclo biológico, é utilizado, recuperado e desmontado. Porém, ao final desse processo, o produto é utilizado novamente para a sua re-fabricação.
A combinação dos dois ciclos leva ao modelo do berço ao berço. Essa estrutura tem como objetivo alcançar os princípios necessários para que o produto seja considerado sustentável. Os princípios são:
Com isso, em 2005 surge a certificação C2C. Ela foi pensada por Braungart e McDonough, e é utilizada para classificar o produto de uma empresa que se encaixa nos princípios e critérios exigidos.
A certificação Cradle to Cradle, é adotada para produtos sustentáveis em que a cadeia produtiva se baseia nos princípios desse modelo circular. Os critérios que precisam ser cumpridos para que o produto receba a certificação são:
Aprenda o passo a passo de como solicitar a certificação no site: Cradle to Cradle
Entenda mais no vídeo (em inglês) What is Cradle to Cradle?
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais