Crowdshipping é um tipo de serviço que usa plataformas online para otimizar e minimizar o custo de entregas. Esse sistema funciona como um tipo de correio privado, em que o envio de compras online é supervisionado pela empresa original, mas entregue por entregadores privados.
O método é baseado na premissa de que pessoas comuns que fazem viagens pessoais e individuais podem aproveitar para realizar entregas de produtos em troca de pagamento.
Devido a popularização do meio, o crowdshipping é cada vez mais comum no mundo das entregas. Isso se dá pela praticidade do serviço, em que qualquer pessoa consegue se conectar com um dos motoristas participantes das plataformas.
Além disso, ele possibilita o uso de diversos meios de transporte, podendo ser feito através do uso de carros, bicicletas, motos, transporte público ou até mesmo a pé.
O termo é a junção das palavras “crowd” e “shipping” do inglês, que podem ser traduzidas por “multidão” e “envio”.
O método de crowdshipping funciona através de uma plataforma online que disponibiliza uma rede de entregadores. Baseado na distância e na rota de entregas, esses motoristas são conectados com comerciantes ou outras instituições para concluir o envio de um pacote por forma terceirizada.
A logística é simples: o motorista se desloca para retirar a encomenda de um local e conclui a entrega ao consumidor. Por outro lado, também funciona levando mercadorias de um ponto de coleta até uma residência ou loja.
Com o crescimento de e-commerces, estima-se que 161 bilhões de encomendas foram entregues em todo o mundo em 2022, duplicando em apenas quatro anos. A partir disso, é possível afirmar que motoristas de entrega estão acumulando mais quilômetros, resultando em ruas congestionadas e maior produção de carbono que vai parar na atmosfera.
Com o modelo de entregas do crowdshipping, porém, acredita-se que essas emissões podem diminuir.
Para comprovar essa hipótese, pesquisadores da University of the Sunshine Coast, da Austrália, realizaram um modelo de crowdshipping na Singapura, onde o sistema de transporte público é utilizado por quase 60% dos passageiros.
Foram desenvolvidos algoritmos para combinar uma seleção de encomendas com os passageiros disponíveis, considerando suas origens e destinos. A simulação utilizou conjuntos de dados do mundo real sobre entregas diárias de encomendas da rede rodoviária de Singapura e viagens de transporte público.
A simulação mostrou que o crowdshipping pode trazer vários benefícios.
“Ao terceirizar apenas 11% das entregas de encomendas para crowdshippers que viajam em ônibus públicos, uma transportadora de comércio eletrônico exigirá menos veículos de entrega. As distâncias dos veículos de entrega caem 20%, com cortes correspondentes nas emissões. E mesmo depois de pagar crowdshippers, a transportadora terá economia de custos”, dizem os especialistas.
E, enquanto acreditam que o crowdshipping feito através de transporte público seja ideal, o método de motoristas individuais também oferece outras vantagens.
Em geral, membros do público optam por entregar encomendas durante as suas viagens. Desse modo, o crowdshipping integra o transporte de passageiros e cargas para agilizar a movimentação nas cidades e, consequentemente oferece outros benefícios, incluindo:
Além disso, com a variedade de motoristas, esse método de entregas também pode contribuir na criação de trabalhos, possibilitando novos meios para a geração de renda para uma parte da população.
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