Pequenos atos podem ter grandes repercussões. Confira algumas dicas sustentáveis para a casa e diminua sua pegada
Pequenas atitudes podem poupar a natureza em muitos aspectos. Confira algumas dicas sustentáveis para a casa:
- Quando for reformar sua casa, priorize a iluminação natural e o reúso de água em partes estruturais.
- Tenha como meta atingir o máximo possível de aproveitamento do seu lixo na coleta seletiva.
- Verifique antes de dormir e assim que acordar os valores marcados no relógio d’água. Um pequeno buraquinho em um encanamento da sua casa pode desperdiçar até 3,2 mil litros em apenas um dia!
- Você conhece o processo de branqueamento de verduras e legumes? Basta mergulhar os vegetais em água fervente, esperar que a água volte a ferver, retirá-los do fogo e mergulhá-los imediatamente em uma vasilha com água gelada. Assim você congela tais alimentos e faz com que eles durem cerca de seis meses, pois as enzimas que atuam sobre eles ficam inativas.
- Você comprou um legume, esqueceu na geladeira e, quando foi cozinhá-lo, viu umas partes estragadas? Evite o desperdício. Corte essas partes e aproveite o resto do legume em uma seleta, que é ótima pedida para acompanhar assados.
- O óleo que você usou para fritar um pastel ou um bolinho pode causar entupimentos graves e dificultar o tratamento de esgoto se você simplesmente jogá-lo em pias ou no vaso sanitário. Para reciclar o óleo, basta colocá-lo em um recipiente fechado e procurar um posto de coleta.
- Ensine o seu filho a ter atitudes sustentáveis desde pequeno.
- Converse com seus vizinhos para que a atitude sustentável de vocês seja mais efetiva. Conjuntamente, acumule o maior volume possível de material reciclável e contate uma cooperativa ou recicladora.
- Os remédios vencidos e sem uso da sua casa devem ser descartados corretamente. Leve-os ao posto de saúde mais próximo e evite problemas.
- Os guardanapos de pano são mais refinados e ambientalmente mais corretos do que os de papel. Dê preferência a eles.
- Em vez de embalar seu lanche ou fruta com plástico filme ou papel alumínio, evite o desperdício e use embalagens reutilizáveis, como as de plástico mais resistentes.
- Compre produtos em embalagens adequadas para a sua família. Para quê comprar um refrigerante de 2,5 litros se você mora sozinho?
- Tá faltando aquele refrigerante para o almoço de domingo? Não esqueça do meio ambiente e opte por embalagens retornáveis.
- Pinte a sua casa com tintas à base de água. Elas são menos tóxicas.
- Não use água limpa para lavar o quintal, tapetes ou panos de limpeza. Que tal reaproveitar a água da máquina de lavar?
- É possível economizar gás de cozinha com atitudes simples, como abaixar a chama do fogão assim que a água ferver, usar só a quantidade de água necessária, colocar alimentos duros de molho antes do cozimento.
- É difícil ver televisão e não dormir? Então deixe o aparelho programado para desligar sozinho.
- Toda vez que o ferro de passar roupa é ligado, ele gasta uma alta quantia de energia. Acumule uma quantidade razoável de peças e passe tudo de uma vez.
- Passe as roupas mais delicadas no começo, pois elas precisam de menos calor. Assim que desligar o ferro, aproveite o calor para alisar outras roupas leves.
- Quando for decorar sua sala, não use cúpulas escuras em lustres e luminárias. Elas bloqueiam a eficiência da lâmpada e exigem um consumo alto de energia.
- Na hora de trocar a pintura interna da sua casa, opte por cores claras. As escuras exigem mais potência das lâmpadas.
- As lâmpadas incandescentes são mais baratas, mas pouco eficientes. Uma fluorescente de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais.
- Para evitar gastos desnecessários com energia, instale sua geladeira ou seu freezer longe do fogão e verifique se a vedação das portas está funcionando bem.