A atividade tem como objetivo disseminar os princípios da filosofia da permacultura, uma cultura ecológica que surgiu para trazer paz à união da humanidade com a natureza.
Julio Avanzo Neto – 34 Anos, pai de dois filhos. Nativo da Mata Atlântica. Formado em Biologia na USP em 2012, estagiário do Instituto de Botânica de SP de 2007 a 2011; Vive a permacultura desde 2006, atuando principalmente com compostagem e apoio a produção orgânica agroecológica e pequeno produtor, membro do grupo EPARREH, integrante do Movimento Urbano de Agroecologia – MUDA SP, Grupo de Capoeira Angola Rainha e educador do Coletivo PermaSampa. Designer em sustentabilidade, tendo concluído o curso Gaia Education na Umapaz em 2010. Cicloativista. Sociofundador do Espaço Eco-Cultural e Restaurante Vegano Casa Jaya.
Peter Webb – Formado em Horticultural Science na Austrália, onde também estudou Permacultura com Bill Mollison e foi responsável pelo banco de sementes do Jardim Botânico de Melbourne. Em 1980, na Inglaterra, começou o trabalho de cirurgia em árvores e formou-se em agricultura Biodinâmica. Desde 1984, mora no Brasil. Por 14 anos, viveu de modo autossustentável em Matutu-MG. Desde 1998, vive em São Paulo onde administra cursos e desenvolve projetos de agroflorestas, agricultura autossustentável, consultoria ambiental, paisagismo, cirurgia em árvores, recuperação de ambientes e reflorestamento. A partir de 2002, ao unir a Permacultura à psicologia do Budismo Tibetano em parceria com Bel Cesar, desenvolve atividades de Ecopsicologia no Sítio Vida de Clara Luz, em Itapevi, SP.
Cláudia Visoni – Jornalista formada pela USP e conselheira eleita da sociedade civil no Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Subprefeitura de Pinheiros. É uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos, da Horta das Corujas (primeira horta comunitária em praça pública de São Paulo) e do Movimento Cisterna Já.
Arianne Azevedo – Permacultora pelo Instituto NaLuum, certificada pelo P.R.I., na Cidade Escola Ayni em Guaporé-RS (2016), e pelo Coletivo PermaSampa no Instituto Casa da Cidade, em São Paulo-SP (2017). Com trajetória iniciada no Tecnólogo em Edifícios na Fatec-SP e experiência em Design de Interiores. Arquiteta e Urbanista em formação (2018), pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Bioarquiteta pelo TIBA. Instrutora de Kundalini Yoga, conforme ensinado por Yogi Bhajan (2015), certificada pelo K.R.I., níveis I e II (Mente e Meditação/Comunicação Consciente) e, especialização em gestantes. Parte do grupo de pesquisa de Kundalini Yoga no Instituto de Psiquiatria-IPQ-HC-USP. Thetahealer avançada, certificada pelo Think Institute (2017).
Vinicius Pereira – Educador, músico e permacultor. Formado em licenciatura em música pela Faculdade Santa Marcelina em 2007, lecionou em escolas públicas e particulares, na Febem, Fundação Casa, ONGs e praças públicas. Foi um dos fundadores do Movimento Elefantes (coletivo de big bands de SP) e do Maracatu Bloco de Pedra, que difunde a cultura que queremos que permaneça já há mais de 10 anos numa escola pública de São Paulo. Com o rompimento da barragem de Mariana, foi trabalhar na regeneração sócio-ambiental do Rio Doce e dessa experiência nasceu seu novo trabalho musical, o Bando de Seu Pereira. Hoje é ativista no movimento #cisternajá e dedica-se a capacitar as pessoas na captação e filtragem da água da chuva. Dedica-se também a pesquisa do hidrogênio como combustível veicular e testa a 2 anos na sua kombi Zeolina a água da chuva como matéria prima pra geração do gás HHO, reduzindo sensivelmente as emissões de CO2 e o consumo de combustíveis fósseis.
Ivy Fryzo – Bióloga, com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), especialização em Educação Ambiental (USP) e Empreendedorismo Social pelo YIP (International Youth Initiative Program – Suécia), onde mergulhou no mundo da facilitação de processos e design social. Depois de ter trabalhado como professora da rede pública de ensino e atuado em coletivos de permacultura urbana e projetos de institutos na área de educação ambiental e mitigação de impacto socioambiental, hoje, dá consultoria para escolas e faz parte da Quíron – Educação para o Protagonismo. Vem se dedicando a disseminar os conhecimentos da Permacultura e de metodologias de inovação social, como Dragon Dreaming, Art of Hosting, Sociocracia, entre outros, por meio de projetos educacionais que incentivam o autoconhecimento, a formação de pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo jovem. Integrante do Coletivo PermaSampa.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais