A atividade tem como objetivo ensinar os processos de secagem e conservação de folhas e outras partes de plantas. Serão apresentadas as metodologias e procedimentos tradicionais utilizados nos herbários científicos para que as técnicas possam ser transferidas para o dia a dia, seja para elaboração de um herbário científico ou até mesmo para produzir objetos de decoração, como quadros com folhas secas ou qualquer outra aplicação criativa.
Herbário – do latim herbarium – é o nome empregado para designar uma coleção de plantas ou de fungos, ou de parte destes, organizados e preservados de forma técnica e científica. Os herbários são utilizados para estudos da flora ou fungos de uma determinada região, país ou continente, com enfoque em questões científicas da botânica como morfologia, taxonomia, biogeografia, história e outros campos do conhecimento sobre plantas.
Por meio dos herbários é possível acessar informações sobre a biodiversidade de uma determinada região, saber o estado de conservação das espécies (se uma espécie de planta está em risco de extinção, por exemplo), entre outras utilidades. Nos últimos anos, o crescente interesse mundial por plantas têm despertado o olhar de muitos para as plantas secas e prensadas. Atualmente são encontrados no mercado diversos produtos que utilizam partes de plantas secas. As técnicas científicas de conservação são as mais eficientes para conservação de plantas secas e prensadas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais