Atividade tem como objetivo ensinar os participantes a preparar, aplicar e conservar as tintas feitas de pigmentos naturais e orgânicos
A atividade tem como objetivo ensinar os participantes a preparar, aplicar e conservar as tintas feitas de pigmentos naturais e orgânicos. Aprenderão sobre o preparo e as adaptações possíveis bem como, seus diferentes resultados plásticos de forma simplificada para que exercitem em suas práticas artísticas e/ou ambientes de trabalho e estudo. Durante o encontro cada participante será convidado a realizar experimentações plásticas com o diálogo entre dois ou mais pigmentos e será oferecido material bibliográfico via e-mail após o encontro. Cada participante deve levar um pincel de cerda sintética nº 8 ou 10, preferencialmente para uso em aquarela. A oficina se destina a todas pessoas interessadas em formas diferentes de fazer pintura.
Conteúdo e programação
- Manipulação dos pigmentos para a feitura de tintas;
- Processos de maceração, infusão, liquidificação e cocção;
- Aglutinantes, fixadores e fungicidas;
- Conservação dos trabalhos executados (alguns efêmeros), desdobramentos e processo criativo.
Gisele Fagundes
Gisele Fagundes é artista plástica graduada em artes visuais pela FPA – Faculdade Paulista de Artes e com especialização em história e cultura indígena e afro brasileira pela Ulbra – Universidade Luterana do Brasil. Prossegue na pesquisa em arte indígena com foco no grafismo da etnia Guarani M’byá, para sua produção artística em gravuras, pinturas e esculturas. Dedica-se à arte e seus processos há mais de 20 anos gerindo projetos culturais aceitos em editais da SMC – Secretaria Municipal de Cultura como o projeto Gravurando, que levou jovens e crianças da periferia a expressar a realidade do povo nordestino migrado para São Paulo, materializando-a na forma de xilogravuras.
Convidada, já participou de várias iniciativas culturais na cidade de São Paulo, ministrando oficinas para diferentes públicos e faixas etárias – entre elas, a oficina de xilogravura no projeto Empoderamento Feminino promovido pelo CCJ – Centro cultural da Juventude Ruth Cardoso. A artista continua estudando e aperfeiçoando suas técnicas artísticas em laboratórios e ateliers coletivos, bem como, ministrando cursos relacionados à manipulação de pigmentos naturais na feitura de tintas com foco no fazer artístico.
Serviço
- Evento: Curso de pigmentação natural para aquarela
- Data: 24 de Abril de 2019 (quarta-feira)
- Horário: das 18h às 21h30)
- Local: Escola de Botânica
- Endereço: Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
- Número de vagas: 12 (doze)
- Número mínimo de participantes: 6 (seis)
- Investimento: R$ 180,00
- Saiba mais ou inscreva-se