Arborizar não é apenas plantar árvores, mas fazê-lo de forma planejada para que se possa maximizar os seus benefícios, exercendo, assim, as suas funções ecológicas, biológicas, paisagísticas, sociais e ambientais nas cidades.
Os benefícios das árvores para as cidades abrangem uma grande quantidade de parâmetros mensuráveis ou não como: a redução da poluição do ar; o embelezamento do bairro ou do imóvel; lazer e recreação; estabilidade do clima local; redução de gastos de energia com ar condicionado e ventiladores; abrigo, alimento e aumento da fauna urbana; equilíbrio ecológico; drenagem urbana; redução de doenças cardiovasculares, entre outros.
Atualmente, cada vez mais, as árvores urbanas têm sido valorizadas e os trabalhos com a arborização estão focados no conceito de Florestas Urbanas. Desde a década de 1960 nos Estados Unidos e Canadá, as Florestas Urbanas são reconhecidas como elementos que constituem o tecido urbano e, portanto devem estar presentes desde o início do planejamento e nas políticas públicas de gestão urbana.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais