O curso tem o objetivo de introduzir as principais características da infraestrutura de um jardim de chuva. Serão apresentados elementos básicos para o projeto e a execução de um modelo residencial. Ao final da palestra, os participantes visitarão o Jardim de Chuva da Umapaz, no Parque Ibirapuera.
O jardim de chuva é uma estrutura que pode ser usada tanto em residências quanto em espaços públicos urbanos. Ele funciona como uma esponja que capta a água e remove os poluentes por meio da filtragem e do trabalho das bactérias presentes no solo. Além disso, o jardim de chuva aumenta a evapotranspiração e não encharca o solo, permitindo o cultivo de plantas não aquáticas e o escoamento, aliviando o sistema convencional de drenagem e, dependendo da sua abrangência, enchentes. Esse tipo de jardim é muito versátil esteticamente, podendo ser instalado em quintais e calçadas.
Brigitte Baum é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo Senac/Ceatel. Atuou por nove anos em Depave 1 – Divisão de Projetos e Obras da SVMA. Desde 2015 é professora nos cursos de Recursos Paisagísticos e de Sementes: Biologia, Jardinagem e Folclore. Através de oficinas e palestras com foco em infraestrutura-verde, implantou o Jardim de Chuva na Umapaz.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais