A moda sustentável, que também pode ser chamada de Slow Fashion, é um conceito que permeia todas as idades. Para ampliar o entendimento da moda sustentável no âmbito infantil, a Umapaz vai oferecer nas terças do próximo mês (outubro) um curso gratuito sobre o tema. A atividade será realizada dentro do parque Ibirapuera, em São Paulo.
Giovana Barbosa de Souza possui graduação em comunicação social com habilitação em relações públicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho e mestrado em educação pelo Centro Universitário Monte Serrat. É coordenadora de projetos do Fundação Orsa e voluntária da Aliança pela Infância. É mestre em direitos humanos e democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália; especialista em educação infantil, relações públicas de graduação, coordena projetos voltados à infância, arte e natureza; diretora da Divisão Técnica de Formação da Umapaz; coordenadora de projetos e docente na Umapaz e consultora de projetos voltados à Infância, sustentabilidade e direitos humanos.
Joana Monteleone é editora e historiadora. Atualmente faz pós-doutorado da Universidade de São Paulo e é autora de A história na moda, a moda na história (Alameda Casa Editorial, 2019).
Alex Santos é designer de moda pela Universidade Anhanguera; idealizador e diretor criativo do Periferia Inventando Moda e estilista. Já expôs suas coleções em diversos eventos como Osasco Fashion Week, Interior Fashion Arts, Congresso Interacional de Negócios da Moda, Casa de Criadores, dentre outros.
Juliana Cesso é criadora da LivreMente, uma marca infantil sem gênero, feita artesanalmente e em pequena escala. A LivreMente nasceu com a chegada de seu filho João, e na vontade de vesti-lo livre de padrões e rótulos. Toda a produção é feita de forma sustentável, desde a matéria prima, como os sapatinhos feitos à mão com material 100% vegetal e as roupinhas de fibra natural, até seus fornecedores, que são microempreendedores familiares, em sua grande maioria, mulheres e mães. Dessa forma, a LivreMente faz parte e apoia a economia local e o empreendedorismo materno.
Monayna Gonçalvez Pinheiro é docente/coordenadora da área de moda do Senac unidade da Penha de França; professora da disciplina de planejamento de coleção e desenvolvimento de coleção na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); formada pela Santa Marcelina com especialização em estética e gestão de moda pela ECA/USP; mestranda do programa de comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e ministra cursos no Sesc e na Escola Panamericana de Artes, nos cursos de planejamento de coleção, “gestão de produto” e visual merchandising. Também trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote. Possui mestrado profissional em estética e gestão de moda pela Universidade de São Paulo (2013).
Regina Barbosa Ramos é doutora em design pela Universidade Anhembi Morumbi; bacharel em negócios da moda e mestre em design pela mesma Instituição. Atualmente faz parte do corpo docente das graduações em moda da Universidade Anhembi Morumbi e é Steam professor na Escola Antoniela e Leon Feffer – Peretz (Alef Peretz). É coordenadora do LabModAR, projeto de extensão universitária do bacharelado em design de moda da UAM SP, em que são desenvolvidas investigações acerca dos têxteis e tessituras em diferentes suportes e materiais com vistas à sustentabilidade e ao desenvolvimento regenerativo, discutindo ainda padrões de beleza e comportamento das sociedades contemporâneas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais