O curso de fitoterapia indígena quer levar você ao encontro do conhecimento ancestral das plantas medicinais utilizadas por povos indígenas. A cacique ministrante do curso afirma que “em um momento em que o povo está doente e a cura não é para todos, é urgente buscarmos tratamentos e remédios naturais da nossa floresta”. Todo o curso é baseado no conhecimento empírico indígena tupi-guarani e será ministrado pela cacique Catarina, pelo pajé Guaíra e pelo professor indígena Dhevan Kawin.
Catarina é uma liderança indígena que despontou logo cedo nas lutas pelo seu povo. Pouco a pouco foi aprendendo sobre ervas medicinais com os mais velhos e com cursos que fez em suas viagens pelo Brasil. Já foi parteira e hoje é cacique na aldeia Piaçaguera, além de especialista em ervas da floresta.
Guaíra é o líder espiritual do povo tupi-guarani, é ele que aconselha e cura. É o pajé da comunidade e cura por meio de sua sabedoria – não só o corpo como também a mente. Hoje, com 70 anos, carrega uma bagagem de conhecimento sobre ervas, simpatias e vida.
Dhevan desde pequeno esteve ao lado de sua mãe nas buscas por ervas pelas matas. Seu olhar, curioso e atento, foi lhe mostrando o quanto o uso das ervas ajudava seu povo na cura, tanto do corpo quanto do espírito. Esse interesse foi moldado pelos mais velhos, pela sua realidade nas aldeias brasileiras e pela sua fé na cura pelas ervas. Aprendeu a dar banhos e massagens em mulheres grávidas e aprendeu sobre o uso das ervas perante cada necessidade. Professor indígena desde 2009, Dhevan Kawin foi idealizador da cartilha “Ywyrá Rogwé Ywyrá Rapó – resgatando a medicina tradicional tupi-guarani”, que tem como objetivo transmitir aos mais jovens a sabedoria tupi-guarani acerca da medicina da floresta utilizando plantas e raízes.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais