Texto adaptado de Eliete Viana em Jornal da USP | A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP abriu inscrições, de 18 a 27 de julho, para 73 cursos on-line na área de humanidades, ministrados por docentes ou por alunos de pós-graduação e de pós-doutorado da instituição. São 5.135 vagas gratuitas nos Cursos de Inverno da FFLCH 2022, que estarão disponíveis para a comunidade USP e para o público geral com idade acima de 18 anos.
Os cursos foram agrupados em quatro temáticas. As inscrições devem seguir um calendário disponível neste link conforme o curso pretendido. O processo deve ser realizado pelo Sistema Apolo da USP clicando aqui (a partir do dia 18 de julho), selecionando a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e depois o curso (não é preciso senha ou cadastro anterior).
As vagas serão preenchidas por sorteio e os inscritos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteados ou não). E os contemplados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato da organização do curso por e-mail.
Na área de Estudos Filosóficos, Históricos e Geográficos há cursos sobre temas atuais, como os 200 anos da Independência do Brasil e a nova edição de Copa do Mundo de Futebol: Guerra de palavras: historiografia, fontes e métodos para estudar a imprensa na Independência do Brasil; e Tópicos sobre futebol na Geografia.
Nesta mesma temática existem cursos relacionados à importância e à presença da mulher na história: A imigração italiana feminina para o Brasil, As relações de gênero e a produção legislativa: reflexões sobre a atuação da deputada Conceição da Costa Neves na Alesp (1947-1969); Literatura de formação feminina por uma perspectiva filosófica; e O pensamento de Beatriz Nascimento. E um que aborda a música com o nome de Clube da Esquina 50 anos: o álbum e os itinerários de um grupo emblemático da MPB.
Na área de Estudos Linguísticos e de Tradução, destacam-se os cursos As (inter) faces da morfologia e Os nomes geográficos de origem indígena no Brasil e O Ritmo e a Tradução de “Atos Humanos” de Hankang (Literatura Coreana).
Em Estudos Literários,os autoresClarice Lispector e Machado de Assis têm dois cursos, cada um, abordando suas obras. Mas, outros autores também têm vez, como em Júlia Lopes de Almeida na sala de aula, Kafka: literatura alemã e psicanálise; O mundo em ruínas: George Orwell e Walter Benjamin; Um panorama sobre a obra inicial de Harold Pinter (1957-1965); e os Os contos de fadas de Charles Perrault e de Madame d’Aulnoy.
Na temática Estudos de Antropologia, Política e Sociedade,destacam-se cursos que abordam a tecnologia: Ciborgues, humanos e robôs: representações cinematográficas de inteligências artificiais; Introdução à análise multimodal de videogames; e Introdução à etnografia de sistemas algorítmicos.
A pesquisa científica será abordada nos cursos Introdução à divulgação científica e Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos. E questões raciais são tratadas nos cursos Movimento negro brasileiro contemporâneo: pautas, desafios e perspectivas e em Interseccionalidades entre raça, gênero, classe e sexualidade – este segundo aborda também as questões de gênero na sociedade brasileira.
Os Cursos de Inverno da FFLCH 2022 são uma iniciativa da Comissão e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH. Esta é a quarta edição, que tem recorde tanto no número de vagas quanto de cursos. Na primeira, foram oferecidas 1.530 vagas em 46 cursos. Na segunda, a oferta aumentou e tiveram 4.125 vagas nos 71 cursos. Na terceira edição, o número de vagas foi 4.985 em 66 cursos.
Todos os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nos cursos receberão certificado de curso de extensão emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
A relação completa dos cursos, os horários de realização das aulas, as ementas e os ministrantes também estão no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais