Dados recentes do ONS indicam estabilidade nos níveis dos reservatórios

Compartilhar

Por Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) | O boletim do Programa Mensal da Operação (PMO) para a última semana operativa de março, que compreende os dias 22 a 28, apresenta um cenário de estabilidade nos indicadores monitorados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ante as revisões anteriores. As perspectivas de Energia Armazenada ao final do mês seguem indicando a possibilidade de três subsistemas estarem acima de 60% e com percentuais similares aos divulgados previamente: Norte, 96%; Nordeste, 77,5%; e Sudeste/Centro-Oeste, 67,6%. A exceção nesse padrão é o Sul, com 36,8%.

Imagem: Divulgação ONS

A estimativa de afluência em março está abaixo da Média de Longo Termo (MLT) em três regiões: Sudeste/Centro-Oeste, com 58% da MLT; Sul, com 47% da MLT; e Nordeste, com 25% da MLT. O Norte tem previsão diferente, podendo chegar a 101% da MLT no fechamento do mês.

“As projeções apontam para um final antecipado do período tipicamente úmido. Essa condição estava mapeada pelo Operador e estamos com o armazenamento em níveis adequados para esta época, devendo encerrar o mês de março em volumes superiores àqueles do mesmo período do ano passado em três regiões”, afirma o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

O cenário prospectivo para a demanda de carga é de expansão no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em todos os subsistemas, padrão verificado em todas as revisões de março. Para o SIN, o crescimento deve ser 3,8% (86.637 MWmed). A região Sul continua sendo aquela com a maior estimativa de aceleração, 5,9% (15.551 MWmed); seguida pelo Norte, com 5,5% (7.808 MWmed). O Sudeste/Centro-Oeste e o Nordeste podem apresentar avanço de 3,5% (49.476 MWmed) e de 1,4% (13.802 MWmed), respectivamente. Os percentuais comparam as projeções de março de 2025 com os resultados verificados no mesmo período de 2024.

O Custo Marginal de Operação (CMO) mantém o padrão verificado nas semanas anteriores, zero no Nordeste e Norte e R$ 380,00 no Sudeste/Centro-Oeste e no Sul. Os valores do CMO já antecipam, entre outros pontos, a possibilidade de redução nos percentuais de afluência nas próximas semanas.

Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.

Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn ; Instagram; Canal de Whatsapp; ou no nosso podcast Conexão ONS nas plataformas de áudio Spotify ou Deezer. 

Bruna Chicano

Cientista ambiental, vegana, mãe da Amora e da Nina. Adora caminhar sem pressa e subir montanhas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais