O damasco (prunus armeniaca) é uma das frutas mais versáteis e saudáveis que você pode adicionar à sua dieta. O pequeno fruto do damasqueiro é amarelo, de sabor ácido e doce, com um caroço no meio, que contém uma semente. A partir da prensagem a frio do caroço se extrai o óleo de damasco, poderoso cicatrizante, antisséptico e regulador intestinal.
Rico em vitamina A, vitamina C, potássio, antioxidantes e outros nutrientes, o damasco ajuda a prevenir doenças e pode ser consumido seco ou fresco todos os dias. Também pode compor saladas de frutas, sucos e vitaminas. Conheça a seguir os nutrientes do damasco e os benefícios que ele pode trazer para a saúde.
Os damascos também são uma boa fonte de vitamina C, uma das vitaminas que o corpo humano não consegue produzir e que deve ser obtida por meio de uma alimentação saudável. Ela é antioxidante, ajudando a combater a ação dos radicais livres no corpo, e aumenta a imunidade, fortalecendo os mecanismos de defesa natural do corpo contra bactérias e vírus.
A vitamina A, que os cientistas também chamam de retinol, é muito importante para a saúde dos olhos, porque ajuda o corpo a produzir os pigmentos necessários para o funcionamento correto da retina. Sem o retinol, as pessoas correm o risco de desenvolver cegueira noturna.
Além disso, a vitamina A auxilia na produção de umidade dos olhos, mantendo-os lubrificados. A vitamina A também tem ação anti-inflamatória.
Os damascos são uma das melhores fontes de potássio. Na verdade, uma única porção de damasco pode fornecer quase um quarto das necessidades diárias de uma pessoa.
O potássio é um eletrólito do qual os nervos precisam para funcionar. O corpo também precisa de potássio para mover nutrientes para as células e eliminar os resíduos celulares. Ele também desempenha um papel na saúde do coração, ajudando a manter a regularidade dos batimentos cardíacos.
O consumo diário de fibras é essencial, porque ajuda o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue. As fibras também auxiliam na digestão, prevenindo prisão de ventre e promovendo a saúde gastrointestinal.
Além disso, alimentos com alto teor de fibras desempenham um papel importante na prevenção de diversos males, como doenças do coração, diabetes tipo 2 e doenças diverticulares. O damasco é rico em fibras e pode trazer todos esses benefícios para o organismo.
O damasco é rico em vitamina A, que é lipossolúvel e auxilia no aprimoramento da visão, entre outras coisas. Ela mantém o sistema imunológico sob controle, protegendo sua pele no processo.
O retinol e o beta-caroteno, também presentes nos damascos, ainda reduzem as chances de você desenvolver uma doença ocular grave chamada ARMD neovascular, uma degeneração macular relacionada à idade que causa perda de visão ao longo dos anos.
Os damascos são excelentes fontes de fibras, que ajudam a reduzir o teor de colesterol ruim no corpo, protegendo o coração. Ao mesmo tempo, elas aumentam os níveis de colesterol bom.
Além disso, o teor de potássio na fruta equilibra os níveis de eletrólitos em nosso organismo, mantendo os músculos do coração saudáveis.
Os damascos maduros são fontes naturais de antioxidantes. Quando consumidos diariamente, eles ajudam o corpo a se livrar das toxinas que acumulamos com o tempo. Os antioxidantes, por sua vez, também combatem os radicais livres que danificam nossas células, prevenindo o envelhecimento precoce.
Para se manter jovem e saudável, basta consumir uma pequena porção de damasco fresco ou damasco seco diariamente. As frutas secas, no entanto, contém mais açúcar do que as frescas e podem afetar a saúde bucal. Por isso, se optar pela versão seca, escove os dentes ou enxágue a boca em seguida.
O damasco contém ferro não-heme, que demora para ser absorvido pelo organismo. Quanto mais tempo ele permanece no corpo, melhores são as chances de prevenir a anemia. A vitamina C, também presente na fruta, ajuda a aumentar a absorção do nutriente.
O cálcio é fundamental na formação e no desenvolvimento dos ossos, e o damasco é rico nesse nutriente. O que também é interessante notar que, sem potássio suficiente no corpo, o cálcio não é absorvido e eliminado de maneira uniforme. A boa notícia é que o damasco contém os dois!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais