Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda o que acontece ao dar descarga com a tampa aberta

Dar descarga com a tampa aberta ou fechada? Eis a questão. Embora o hábito de dar descarga seja incrivelmente comum, muitas pessoas não param para pensar sobre as possíveis consequências derivadas dessas ações. 

Por outro lado, muitos já ouviram falar sobre possíveis bactérias que podem viajar pelo ar após a descarga e, por isso, preferem manter a tampa do vaso sanitário fechada. Mas, será que isso é verdade?

A ciência explica que sim, dar descarga com a tampa aberta aumenta a possibilidade de exposição a patógenos. 

Os banheiros em geral são locais com uma alta incidência de germes, o que é refletido em diversos hábitos comuns que são feitos nesses ambientes. Lavar as mãos, manter a privada limpa e o uso de produtos químicos de limpeza são alguns deles, que garantem um local mais limpo.

No entanto, mesmo com todos os cuidados possíveis, especialistas ainda acreditam que dar descarga com a tampa aberta pode ser prejudicial à saúde pública. Entenda: 

Aprenda como economizar água na privada

O que acontece ao dar descarga com a tampa aberta? 

Uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade do Colorado, Boulder, nos Estados Unidos, comprovou que, ao dar descarga com a tampa aberta, minúsculas gotas de água, que não são visíveis a olho nu, são rapidamente ejetadas no ar. Essas partículas em aerossol são conhecidas por transportar patógenos e podem oferecer diversos riscos à saúde. 

A pesquisa apontou o problema em banheiros públicos. Entretanto, essas gotículas podem ser espalhadas por todos os tipos de privada. 

Usando lasers verdes brilhantes e equipamentos de câmera, os cientistas da Universidade do Colorado conseguiram mostrar o que acontece quando a descarga é pressionada com a tampa aberta. Confira o vídeo disponibilizado pela universidade: 

“Se é algo que você não pode ver, é fácil fingir que não existe. Mas depois de ver esses vídeos, você nunca mais pensará em uma descarga do banheiro da mesma maneira”, disse John Crimaldi, autor principal no estudo e professor de engenharia civil, ambiental e arquitetônica.

Embora a pesquisa publicada na revista Scientific Reports evidencie a presença dessas partículas, essa não é a primeira vez que a comunidade científica se interessa pelo fenômeno. De acordo com uma revisão de 2012, os primeiros testes para analisar se bactérias derivadas de esgoto podem estar presentes no ar ao redor de áreas contaminadas ocorreram por volta de 1907. Além disso, a produção de bioaerossóis durante a descarga do vaso sanitário foi relatada pela primeira vez na década de 1950. (1)

Riscos de dar descarga com a tampa aberta

Em 2022, outro estudo comprovou que dar descarga pode espalhar partículas de aerossol contaminadas até 1,5 metros de distância. Isso pode ser um grande risco aos banheiros públicos e residenciais, uma vez que você para pensar o que pode estar há 1,5 metros do seu vaso sanitário. 

Muitas pessoas deixam escovas de dente, produtos de beleza e outros objetos que podem ser facilmente contaminados pelos patógenos em cima da pia ou perto o suficiente da privada. Além do alto alcance, os germes podem durar até 6 horas na superfície do seu banheiro. 

Algumas dessas partículas resultantes da descarga podem comportar patógenos como E. coli, C. difficile, norovírus e adenovírus, que podem causar doenças e outras complicações de saúde. Adicionalmente, especialistas acreditam que o maior risco acontece quando alguém que usa o banheiro está realmente doente com uma doença contagiosa.

“A diarreia geralmente é causada por uma bactéria ou vírus que infecta o sistema digestivo. Quando é expelido em uma evacuação, pode acabar em uma superfície que uma segunda pessoa toca e depois toca a boca”, disse Paul Pottinger, M.D., professor de medicina e codiretor do Antimicrobial Stewardship Program na University of Washington Medical Center.

Banheiro seco: o que é e como funciona?

Pode dar descarga sentado no vaso?

Dar descarga enquanto sentado no vaso sanitário não é uma boa ideia. Enquanto o hábito pode ajudar a reduzir o cheiro dos resíduos excretados, patógenos e outros germes são ejetados após a descarga e podem contaminar a pessoa sentada no vaso. 

Qual a forma correta de dar descarga?

Em base em diversas pesquisas científicas, é possível concluir que a forma correta de dar descarga é após fechar a tampa do vaso sanitário. Isso, de acordo com um estudo de 2011, pode reduzir a proliferação de bactérias e outros patógenos em até 12 vezes. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais