O fósforo é um mineral importante para o desenvolvimento das plantas. Ele pode ser usado na agricultura, para a fertilização de espécies vegetais, e no tratamento de áreas degradadas, para a recuperação ambiental. O fósforo usado como adubo na agricultura é originado de rochas e da matéria orgânica.
O fósforo é composto por derivados de pirofosfatos e ácido ortofosfórico, encontrados em minerais, como a apatita. Conforme os minerais são intemperizados, o fósforo é liberado, sendo integrado na composição da matéria orgânica ou formando novos minerais.
A concentração e a forma em que o fósforo está presente no solo depende das suas condições mineralógicas, propriedades físico-químicas e ação dos micro-organismos. Ele pode ser encontrado na forma orgânica (Po) ou inorgânica (Pi). O fósforo inorgânico pode ser dividido em minerais primários e fósforo adsorvido, enquanto o orgânico é originado da matéria orgânica.
Em solos jovens, como o Neossolo, o Chernossolo e o Vertissolo, esse elemento é encontrado em minerais secundários, na forma orgânica e mineral. Nesses tipos de solo, a principal fonte do elemento para as plantas é a partir do fosfato de cálcio.
Em solos de climas tropicais, o fósforo orgânico é encontrado com mais abundância do que o inorgânico. A porcentagem de fósforo orgânico nos solos pode variar de 5% à 80% do fósforo total. Ele pode ser encontrado em diversos compostos, como o fosfato de inositol, que representa de 10% à 80% do fósforo orgânico total presente no solo.
Outros compostos são os fosfolipídios, que representam de 0,5% à 7% do fósforo orgânico total, ácidos nucleicos, cerca de 3%, e esteres-fosfato, que representam menos de 5%. Esses compostos são usados como fontes de carbono e elétrons por micro-organismos. Assim, a partir da ação deles, o fósforo é mineralizado e disponibilizado no ambiente.
O fósforo pode ser encontrado em ossos animais, como os ossos bovinos. Dessa forma, eles podem ser triturados, formando uma farinha de ossos que é aplicada no solo. De acordo com um estudo, os ossos animais possuem uma grande quantidade de fósforo e garantem uma boa absorção pelas plantas.
A aplicação do fósforo nas plantações contribui para a produtividade agrícola, já que ele é um elemento essencial para o desenvolvimento das plantas. Ele pode ser aplicado no solo para fins ambientais, como a recuperação de uma área degradada, ou agrícolas, para o cultivo de espécies como o milho e o arroz irrigado.
Alguns solos apresentam baixa concentração de fósforo, como os solos do bioma Cerrado. Assim, é necessária a aplicação do mineral para que as espécies cultivadas se desenvolvam adequadamente. Essa prática é chamada de correção do solo, e consiste na aplicação de fertilizantes.
O mineral é utilizado na composição de fertilizantes inorgânicos, produzidos artificialmente para serem utilizados no cultivo agrícola. Apesar de benéficos para a agricultura, os fertilizantes inorgânicos contribuem para a contaminação da água, prejudicando ecossistemas aquáticos.
Os fertilizantes inorgânicos podem ter poluentes orgânicos persistentes (POPs) em sua composição, como metais pesados. Esses poluentes, como o cádmio, provocam a contaminação de organismos aquáticos, como algas e peixes. Além disso, em seres humanos, o cádmio pode levar ao câncer.
Outro problema dos fertilizantes é a eutrofização, fenômeno em que ocorre uma grande proliferação de algas em um ambiente aquático. Com a ação da chuva ou irrigação, os nutrientes aplicados no solo, como o fósforo, podem ser lixiviados para os lençóis freáticos, provocando a eutrofização.
A fertilização do solo a partir do fósforo pode ser realizada com o fósforo líquido ou sólido. O fósforo líquido é aquele presente em fertilizantes inorgânicos. Ele é aplicado no solo e é rapidamente absorvido pela planta.
Enquanto isso, o fósforo aplicado em sua forma sólida leva um tempo maior para ser absorvido. Entretanto, o seu impacto ambiental é menor, já que o efeito de lixiviação é reduzido nesse processo. Ademais, de acordo com um estudo, o efeito dos diferentes tipos de aplicação do fósforo no solo são os mesmos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais