Sérgio Adorno será o coordenador do evento, que terá curadoria de Vitor Blotta. Resultados da Rio+20 estarão em pauta
O Instituto de Estudos Avançados da USP junto com a Cátedra da UNESCO de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, Núcleo de Estudos da Violência e Centro Universitário Maria Antônia vão realizar no dia 27 de junho às 14 horas o ciclo de debates Direitos Humanos e desenvolvimento módulo I: Proteção dos direitos ambientais. A coordenação do debate será realizada por Sérgio Adorno e a curadoria por Vitor Blotta.
Inspirado por diretrizes do 3º Programa dos direitos ambientais e em consenso com as orientações da UNESCO, o Ciclo de Debates Direito e Desenvolvimento visa promover espaços de discussão e experiência sobre assuntos ligados aos direitos humanos. O módulo de Direitos Ambientais tem o objetivo de abordar os resultados da Rio+20 por meio de debates e depoimentos sobre ativismo ambiental, além de discussões sobre temas importantes da conferência.
O coordenador do evento, Sérgio Adorno é professor de Sociologia da FFLCH-USP, coordenador científico do Núcleo de Estudos de Violência da USP, da Cátedra da UNESCO de Educação para Paz, Direitos Humanos Democracia e Tolerância, além de ser também presidente da ANDHEP-Associação Nacional dos Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação.
- 14h00 às 16h00
Arte e Ativismo pelo Meio-Ambiente
mediador: Vitor Blotta - Vídeo clips de iniciativas de ativismo artístico pelo meio-ambiente
- Apresentação do cantor e compositor Daniel Andrade
- Debate sobre as relações entre arte e ativismo pelo meio-ambiente
- 16h30 às 18h30
É possível o desenvolvimento sustentável no meio urbano? - Oficina sobre Permacultura e desenvolvimento sustentável em Parques e Ecovilas
- Lançamento do Guia de Permacultura para administradores de parques
- Debate com Lucas Montana, Davi Sibella de Freitas e Vitor Blotta
- 20h00 às 22h00
Possíveis impactos da Rio + 20 na relação entre Meio Ambiente e Direitos Humanos
mediador: Vitor Blotta - Mesa redonda com Ricardo Toledo e Celso Pacheco Fiorillo Filho